Notícia no detalhe
Depois de Campos MS incorpora vacina contra HPV ao SUS
Três anos depois que o governo Rosinha Garotinho implantou em Campos, numa iniciativa pioneira no país, a vacina quadrivalente contra o HPV na rede pública, o Ministério da Saúde anuncia, nesta segunda-feira (1°), a incorporação da vacina no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Campos mais de 30 mil meninas já foram vacinadas contra o HPV no município.
O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Dr. Chicão, destaca que Campos foi a primeira cidade de porte médio do Brasil a oferecer, gratuitamente, a vacina para meninas de 11 a 15 anos de idade. Ele lembra que, em março de 2011, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve em Campos e elogiou o Programa Municipal de Imunização, informando que ele é referência para o país.
- O projeto do governo federal inclui apenas as meninas de 10 e 11 anos e idade. Aqui em Campos, nosso programa beneficia meninas de 11 a 15 anos de idade. Temos feito um trabalho de orientação nas escolas, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), que alcança, ainda, pais e professores, com palestras e trabalhos educativos. As doses também são garantias em unidades de saúde – disse Dr. Chicão.
Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, o município reduziu em 35% os casos de condilomas genitais em mulheres, e em 25% nos homens, pois como explica o diretor, mesmo não tendo sido vacinados, os homens foram beneficiados, já que a doença é sexualmente transmissível.
- Em primeiro lugar, acreditamos que o Ministério da Saúde acertou em decidir colocar a vacina contra o HPV, por diversas razoes. Uma delas é que o câncer de colo do útero é o segundo colocado em mortes e em casos nas mulheres no Brasil. Depois, porque o HPV também causa câncer de ânus, garganta, vagina, vulva, pênis e as verrugas genitais. Além disso, quando falamos em prevenção de doenças por vacinas, falamos em um termo muito usual, a custo efetividade, que é o custo da doença e o valor prevenido pelo uso de vacinas. No caso do HPV, não há maior custo efetividade do que a vacina contra o câncer de colo de útero – explicou Charbell.
As mulheres portadoras do vírus HIV, com idades entre 9 e 26 anos, também estão sendo beneficiadas em Campos com a vacina. O vírus do HPV está relacionado a diversos tipos de câncer, mas principalmente ao câncer do colo do útero (95% dos casos) e ao aparecimento de verrugas genitais.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa