Notícia no detalhe
JMJ: Visa ministra curso para voluntários da Semana Missionária
Considerando a relevância da XXVIII Jornada Mundial da Juventude, que acontece entre os dias 23 e 28 de julho no Rio de Janeiro, e seu impacto na saúde, a Vigilância Sanitária (Visa-Campos), através do Setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), entrou em contato com os padres Claudiomar Silva Souza e Fabiano Oliveira Goulart (coordenador da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Campos) e realizou, neste domingo (30), no auditório da Salesiano, o curso de "Boas Práticas de alimentos: Gestão de qualidade sanitária ". O curso teve como público alvo voluntários que irão trabalhar na Semana Missionária da Jornada Mundial da Juventude.
A palestra foi ministrada pela coordenadora do setor IEC-Visa, Vívian Lanunce; pelo coordenador do setor de Alimentos, Daniel Mattos e pelas educadoras sanitárias Ana Paula Siqueira e Luciana Abreu.
Os profissionais falaram sobre as atribuições da Visa/Campos. “Logo depois, abordamos temas quanto à higiene pessoal, uso de EPI, manutenção da limpeza do local onde os estrangeiros serão hospedados, uso adequado da água, limpeza de caixa d’água, armazenamento de alimentos, higiene dos utensílios utilizados, cuidados com resíduos de alimentos para que não atraia vetores como rato, formigas, mosca entre outros”, diz Ana Paula.
- Ressaltamos, também, a importância dos procedimentos no preparo, manipulação, acondicionamento, aquecimento, transporte, procedimentos necessários para que não haja risco à saúde dos 500 estrangeiros que estarão em uma programação turística pelo município de Campos dos Goytacazes. É com trabalho em equipe, comprometimento, responsabilidade, por parte de todos que alcançaremos um resultado final positivo – acrescentou Vívian Lanunce.
As orientações passadas pelos profissionais colaboram para que os voluntários exerçam suas funções de forma mais cuidadosa e atenciosa ao prepararem e distribuírem os alimentos que irão ofertar aos estrangeiros, menciona Ana Paula. O gerente da Vigilância Sanitária, Élden Pereira, afirma que o objetivo do órgão é garantir que os postos de assistência de evento cumpram os devidos parâmetros de qualidade sanitária, realizando treinamentos e fiscalizações, focando na diminuição de riscos sanitários dos serviços de saúde e ao aumento do risco de doenças transmitidas por alimentos (DTA).
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa