Notícia no detalhe
JMJ: Visa ministra curso para voluntários da Semana Missionária
Considerando a relevância da XXVIII Jornada Mundial da Juventude, que acontece entre os dias 23 e 28 de julho no Rio de Janeiro, e seu impacto na saúde, a Vigilância Sanitária (Visa-Campos), através do Setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), entrou em contato com os padres Claudiomar Silva Souza e Fabiano Oliveira Goulart (coordenador da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Campos) e realizou, neste domingo (30), no auditório da Salesiano, o curso de "Boas Práticas de alimentos: Gestão de qualidade sanitária ". O curso teve como público alvo voluntários que irão trabalhar na Semana Missionária da Jornada Mundial da Juventude.
A palestra foi ministrada pela coordenadora do setor IEC-Visa, Vívian Lanunce; pelo coordenador do setor de Alimentos, Daniel Mattos e pelas educadoras sanitárias Ana Paula Siqueira e Luciana Abreu.
Os profissionais falaram sobre as atribuições da Visa/Campos. “Logo depois, abordamos temas quanto à higiene pessoal, uso de EPI, manutenção da limpeza do local onde os estrangeiros serão hospedados, uso adequado da água, limpeza de caixa d’água, armazenamento de alimentos, higiene dos utensílios utilizados, cuidados com resíduos de alimentos para que não atraia vetores como rato, formigas, mosca entre outros”, diz Ana Paula.
- Ressaltamos, também, a importância dos procedimentos no preparo, manipulação, acondicionamento, aquecimento, transporte, procedimentos necessários para que não haja risco à saúde dos 500 estrangeiros que estarão em uma programação turística pelo município de Campos dos Goytacazes. É com trabalho em equipe, comprometimento, responsabilidade, por parte de todos que alcançaremos um resultado final positivo – acrescentou Vívian Lanunce.
As orientações passadas pelos profissionais colaboram para que os voluntários exerçam suas funções de forma mais cuidadosa e atenciosa ao prepararem e distribuírem os alimentos que irão ofertar aos estrangeiros, menciona Ana Paula. O gerente da Vigilância Sanitária, Élden Pereira, afirma que o objetivo do órgão é garantir que os postos de assistência de evento cumpram os devidos parâmetros de qualidade sanitária, realizando treinamentos e fiscalizações, focando na diminuição de riscos sanitários dos serviços de saúde e ao aumento do risco de doenças transmitidas por alimentos (DTA).
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda