Notícia no detalhe
Visa/Campos capacita profissionais no Monsenhor Severino
O Setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde da Vigilância Sanitária (IEC/Visa), órgão vinculado à secretaria municipal de Saúde, realizou essa semana, palestra sobre “Biossegurança em Saúde: Prioridades e Estratégias de Ação” voltada para enfermeiros, proprietários e responsáveis técnicos do Asilo Monsenhor Severino, Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s).
A palestra foi ministrada pelos profissionais de saúde Marilzete Teles, enfermeira e fiscal de Saúde Pública, Vinícius Alves, médico veterinário e fiscal de Saúde Pública, e Cláudia Helena Paravidino, assistente social e fiscal de Saúde Pública. O objetivo da palestra foi orientar estes profissionais a exercerem suas funções com foco na melhoria da qualidade de vida dos residentes dessas instituições.
Na abertura, Cláudia destacou a importância da promoção de ações sanitárias da Visa-Campos nas ILPI’s através do Projeto “Saúde Não tem Idade”, realizando visitas técnicas e treinamentos em três segmentos: Curso de Higiene e Manipulação de Alimentos (para manipuladores de alimentos), Curso de Biossegurança (para profissionais que cuidam dos idosos) e Higiene: Realidade e Desafios para uma vida saudável (para idosos e internos), melhorando assim, a qualidade no atendimento aos idosos.
- O idoso, principalmente aquele em situação de risco, é uma das prioridades institucionais. É de grande necessidade que toda a equipe, incluindo cuidadores, profissionais da limpeza , da enfermagem , médicos , fisioterapeutas e recreação , sejam capacitados a lidar com as dificuldades e limitações do idoso, respeitando assim seu espaço. Não podemos esquecer que este não é uma criança, pois o processo é inverso ,não devemos infantilizá-los - explicou Cláudia.
Na palestra foi apresentada definição existente das Diretrizes gerais para o trabalho em contenção com material biológico do Ministério da Saúde, em que biossegurança é a condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e vegetal e o ambiente como destacou Marilzete.
- Cabe à enfermeira, um papel prioritário no apoio aos idosos, patológicos ou não, independentes ou não, com autonomia ou não. É profissional determinante, principalmente no processo de reabilitação fazendo com que a assistência seja sistematizada permitindo assim que se identifiquem os problemas dos idosos de maneira individualizada, gerenciando os riscos existentes - disse Marilzete.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 19:27:15 Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
- 15/05/2025 18:49:17 Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
- 15/05/2025 18:38:46 Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
- 15/05/2025 18:29:54 Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
- 15/05/2025 16:36:32 Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
1505 18h49Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
1505 18h38Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
1505 18h29Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
1505 16h36Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional