Notícia no detalhe
Visa/Campos capacita profissionais no Monsenhor Severino
O Setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde da Vigilância Sanitária (IEC/Visa), órgão vinculado à secretaria municipal de Saúde, realizou essa semana, palestra sobre “Biossegurança em Saúde: Prioridades e Estratégias de Ação” voltada para enfermeiros, proprietários e responsáveis técnicos do Asilo Monsenhor Severino, Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s).
A palestra foi ministrada pelos profissionais de saúde Marilzete Teles, enfermeira e fiscal de Saúde Pública, Vinícius Alves, médico veterinário e fiscal de Saúde Pública, e Cláudia Helena Paravidino, assistente social e fiscal de Saúde Pública. O objetivo da palestra foi orientar estes profissionais a exercerem suas funções com foco na melhoria da qualidade de vida dos residentes dessas instituições.
Na abertura, Cláudia destacou a importância da promoção de ações sanitárias da Visa-Campos nas ILPI’s através do Projeto “Saúde Não tem Idade”, realizando visitas técnicas e treinamentos em três segmentos: Curso de Higiene e Manipulação de Alimentos (para manipuladores de alimentos), Curso de Biossegurança (para profissionais que cuidam dos idosos) e Higiene: Realidade e Desafios para uma vida saudável (para idosos e internos), melhorando assim, a qualidade no atendimento aos idosos.
- O idoso, principalmente aquele em situação de risco, é uma das prioridades institucionais. É de grande necessidade que toda a equipe, incluindo cuidadores, profissionais da limpeza , da enfermagem , médicos , fisioterapeutas e recreação , sejam capacitados a lidar com as dificuldades e limitações do idoso, respeitando assim seu espaço. Não podemos esquecer que este não é uma criança, pois o processo é inverso ,não devemos infantilizá-los - explicou Cláudia.
Na palestra foi apresentada definição existente das Diretrizes gerais para o trabalho em contenção com material biológico do Ministério da Saúde, em que biossegurança é a condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e vegetal e o ambiente como destacou Marilzete.
- Cabe à enfermeira, um papel prioritário no apoio aos idosos, patológicos ou não, independentes ou não, com autonomia ou não. É profissional determinante, principalmente no processo de reabilitação fazendo com que a assistência seja sistematizada permitindo assim que se identifiquem os problemas dos idosos de maneira individualizada, gerenciando os riscos existentes - disse Marilzete.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
- 22/11/2025 09:25:33 Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
2211 09h25Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















