Notícia no detalhe
Comdim elege parte dos novos conselheiros
A escolha de parte dos 16 novos conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) aconteceu na tarde desta quarta-feira (26), no auditório do Ministério Público Estadual, com a presença de diversos representantes das causas ligadas ao combate à violência contra a mulher no município. Na formação de mesa estiveram presentes os promotores Marcelo Lessa e o homenageado José Luiz Pimentel, além do delegado da 146ª DP, Carlos Augusto Guimarães; e a atual presidente do Comdim, Margarida Estela Mendes.
A escolha da presidência do Conselho e demais conselheiros será realizada no dia 25 de julho, também do Ministério Público, a partir das 14h. Neste dia também será apresentada a peça teatral “Carne”, da Companhia Kiwi, que vai abordar temas, como capitalismo e machismo na atualidade.
Durante o evento, foi apresentado o plano de ações do Comdim durante os últimos quatro anos. O promotor José Luiz Pimentel recebeu uma placa em homenagem ao auxílio prestado, através da divulgação da lei Maria da Penha, em diversos locais. Segundo a presidente do Comdim, o grupo que permaneceu durante os quatro anos é bastante amadurecido e está ligado diretamente ao trabalho sério com a mulher.
- Estamos deixando para a próxima gestão, um trabalho que representa uma luta por mais espaços que atendem diretamente às mulheres que sofrem algum tipo de violência. Hoje em dia já existe o Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuam), que funciona nos altos da 146ª DP, em Guarus, além de estar sendo desenvolvido também um trabalho de proteção à mulher que sofre violência, que funcionará vinculado à Secretaria da Família e Assistência Social, através departamento de Proteção Social e Especial – destaca Margarida. Ela lembra que através da luta do Comdim, também está sendo construída a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), que funcionará nos altos da 134ª DP, na Rua Barão de Miracema.
Novos membros do Conselho – As representações da sociedade civil organizada são a Associação Norte Fluminense dos Deficientes Físicos (Anfludef), Centro de Cultura Afro Brasileiro Motorista Gordiano (CCABMG), Associação de Enfermagem do Norte e Noroeste Fluminense (AENNF), Grupo Esperança (LGBTT), Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (Apoe), Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Grupo de Apoio e Adoção do Norte e Noroeste Fluminense (GAANFF) e ainda está sendo aguardado um outro segmento de grupos afrodescendentes que não fira o regimento interno do Comdim.
Do governo foram escolhidos representantes das Secretarias da Família e Assistência Social, Comunicação Social, Saúde e Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ).
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda