Notícia no detalhe
Programa baixa preço do óleo diesel para embarcações pesqueiras
O secretário municipal de Pesca e Aqüicultura, Vieira Reis, participou de uma reunião sobre o Programa de Subvenção Econômica ao Preço do Óleo Diesel para embarcações pesqueiras no Estado do Rio de Janeiro, realizada nesta quarta-feira (26), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A palestra foi ministrada pelo coordenador da Secretaria de Planejamento e Ordenamento da Pesca (Sepop), Dimitrius Gabriel. O programa é desenvolvido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura.
Estiveram presentes, representantes do Ministério da Pesca e do Sedim, de Brasília. O palestrante falou sobre o combustível subsidiado, onde os donos de barcos ficam isentos de ISS e têm subsídio do governo federal, tornando assim, o produto mais barato.
A proposta é de ampliar o Programa de Subvenção Econômica ao Preço do Óleo Diesel, com o objetivo de promover a equalização do preço do óleo diesel marítimo para a frota nacional ao preço efetivamente praticado na venda às embarcações.
- Além da palestra, foram oferecidos kits teóricos com toda a explicação do programa. O programa já é implementado na pesca industrial. Agora necessitamos estendê-lo ao pescador artesanal. O Ministério dará todo apoio e fomento para o que for necessário- relata Dimitrius Gabriel. Atualmente 11 estados estão vinculados ao programa e já utilizam o benefício.
- É um investimento muito grande, pois só o fato de termos um ministro que conhece o município e a administração pública, oferece mais confiança para mandar os investimentos para nossa cidade. Os técnicos vieram para esclarecer aos pescadores, a forma deles poderem se aproximar dos programas do governo federal, para facilitar o seu próprio trabalho. A economia chega a 50 % do preço do óleo comprado às empresas para o óleo que será comprado direto da fonte da Petrobrás, através do Ministério da Pesca – ressalta o secretário Vieira Reis.
O presidente da Colônia de Pescadores do Farol, Rodolfo José Ribeiro, considerou positiva a palestra. “Este subsídio é extremamente importante para a economia financeira do município. A palestra foi ótima e muito bem esclarecedora sobre a questão da subvenção. Está menos burocrática. Quando começamos nosso projeto, em 2005, não tínhamos condições. Hoje podemos ter uma esperança”, afirmou.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 19:27:15 Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
- 15/05/2025 18:49:17 Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
- 15/05/2025 18:38:46 Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
- 15/05/2025 18:29:54 Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
- 15/05/2025 16:36:32 Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
1505 18h49Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
1505 18h38Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
1505 18h29Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
1505 16h36Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional