Notícia no detalhe
Encontro reúne assistentes sociais de vários municípios
Mais de 130 assistentes sociais, inclusive de outros municípios, como Carapebus, participaram nesta quarta-feira, no Palácio da Cultura, de palestra ministrada pela superintendente de Regulação e Gestão do Único de Assistência Social (Suas) no Estado do Rio de Janeiro, Heloisa Helena Mesquita Maciel. A secretaria de Família e Assistência Social de Campos está promovendo mensalmente, através do programa Humaniza Suas, capacitações para os técnicos da rede pública, a fim elevar a qualidade do atendimento sócio-assistencial às famílias em situação de vulnerabilidade. Profissionais de ongs e entidades assistenciais também podem participar.
A superintendente estadual apresentou e debateu temas, como os programas, benefícios, serviços, projetos e ações desenvolvidos desenvolvidas em parceria pelos governos federal, estadual e municipal pelo Suas. Sobre os trabalhos realizados pela Prefeitura de Campos, ela diz que o município cumpriu uma importante etapa, com a implantação dos espaços estruturantes da assistência.
- Existem os Cras, o Centro de Referência Especializados de Assistência Social (Creas ), conselhos e um Fundo Municipal de Assistência. Há também um número expressivo de profissionais concursados, que é um ponto bastante positivo. Há um compromisso dos municípios, na adesão ao Suas, de manter um quadro próprio de funcionários, de implantar estes centros e uma das propostas, em que o estado está investindo no momento, é tornar os Creas mais acessíveis à população”, disse Heloísa Helena.
A coordenadora do Creas/Campos, Maria José Mendonça, informou que a prefeitura vem trabalhando para ampliar esta acessibilidade: “Todo mês realizamos o Café com o Creas, onde estamos fechando parcerias importantes para ampliar o atendimento. No mês passado, por exemplo, firmamos convênio com o Hospital Escola Álvaro Alvim, para 30 atendimentos clínicos e psicológicos por mês”.
O Creas funciona como os Cras, só que com atendimentos de média e alta complexidade, direcionados a pessoas que já tiveram seus direitos violados. Para tornar os serviços mais acessíveis, a prefeitura criou o Creas Itinerante, em parceria com a secretaria de Justiça e Assistência Judiciária, e ainda esclarece sobre os serviços e realiza encaminhamentos no programa Prefeitura Presente.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda