Notícia no detalhe
Encontro reúne assistentes sociais de vários municípios
Mais de 130 assistentes sociais, inclusive de outros municípios, como Carapebus, participaram nesta quarta-feira, no Palácio da Cultura, de palestra ministrada pela superintendente de Regulação e Gestão do Único de Assistência Social (Suas) no Estado do Rio de Janeiro, Heloisa Helena Mesquita Maciel. A secretaria de Família e Assistência Social de Campos está promovendo mensalmente, através do programa Humaniza Suas, capacitações para os técnicos da rede pública, a fim elevar a qualidade do atendimento sócio-assistencial às famílias em situação de vulnerabilidade. Profissionais de ongs e entidades assistenciais também podem participar.
A superintendente estadual apresentou e debateu temas, como os programas, benefícios, serviços, projetos e ações desenvolvidos desenvolvidas em parceria pelos governos federal, estadual e municipal pelo Suas. Sobre os trabalhos realizados pela Prefeitura de Campos, ela diz que o município cumpriu uma importante etapa, com a implantação dos espaços estruturantes da assistência.
- Existem os Cras, o Centro de Referência Especializados de Assistência Social (Creas ), conselhos e um Fundo Municipal de Assistência. Há também um número expressivo de profissionais concursados, que é um ponto bastante positivo. Há um compromisso dos municípios, na adesão ao Suas, de manter um quadro próprio de funcionários, de implantar estes centros e uma das propostas, em que o estado está investindo no momento, é tornar os Creas mais acessíveis à população”, disse Heloísa Helena.
A coordenadora do Creas/Campos, Maria José Mendonça, informou que a prefeitura vem trabalhando para ampliar esta acessibilidade: “Todo mês realizamos o Café com o Creas, onde estamos fechando parcerias importantes para ampliar o atendimento. No mês passado, por exemplo, firmamos convênio com o Hospital Escola Álvaro Alvim, para 30 atendimentos clínicos e psicológicos por mês”.
O Creas funciona como os Cras, só que com atendimentos de média e alta complexidade, direcionados a pessoas que já tiveram seus direitos violados. Para tornar os serviços mais acessíveis, a prefeitura criou o Creas Itinerante, em parceria com a secretaria de Justiça e Assistência Judiciária, e ainda esclarece sobre os serviços e realiza encaminhamentos no programa Prefeitura Presente.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 17:18:59 Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
- 14/05/2025 14:15:42 Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
- 14/05/2025 13:23:08 Adote um Amigo de 4 Patas: feira de adoção e vacinação de volta ao Partage
- 14/05/2025 11:33:04 Encontro sobre ética vai reunir dezenas de profissionais em escola de Guarus
- 14/05/2025 10:08:54 Referência em trauma: HFM realiza cirurgia de emergência para reconstrução de face
Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
1405 14h15Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
1405 13h23Adote um Amigo de 4 Patas: feira de adoção e vacinação de volta ao Partage
1405 11h33Encontro sobre ética vai reunir dezenas de profissionais em escola de Guarus
1405 10h08Referência em trauma: HFM realiza cirurgia de emergência para reconstrução de face
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado