Notícia no detalhe
Encontro reúne assistentes sociais de vários municípios
Mais de 130 assistentes sociais, inclusive de outros municípios, como Carapebus, participaram nesta quarta-feira, no Palácio da Cultura, de palestra ministrada pela superintendente de Regulação e Gestão do Único de Assistência Social (Suas) no Estado do Rio de Janeiro, Heloisa Helena Mesquita Maciel. A secretaria de Família e Assistência Social de Campos está promovendo mensalmente, através do programa Humaniza Suas, capacitações para os técnicos da rede pública, a fim elevar a qualidade do atendimento sócio-assistencial às famílias em situação de vulnerabilidade. Profissionais de ongs e entidades assistenciais também podem participar.
A superintendente estadual apresentou e debateu temas, como os programas, benefícios, serviços, projetos e ações desenvolvidos desenvolvidas em parceria pelos governos federal, estadual e municipal pelo Suas. Sobre os trabalhos realizados pela Prefeitura de Campos, ela diz que o município cumpriu uma importante etapa, com a implantação dos espaços estruturantes da assistência.
- Existem os Cras, o Centro de Referência Especializados de Assistência Social (Creas ), conselhos e um Fundo Municipal de Assistência. Há também um número expressivo de profissionais concursados, que é um ponto bastante positivo. Há um compromisso dos municípios, na adesão ao Suas, de manter um quadro próprio de funcionários, de implantar estes centros e uma das propostas, em que o estado está investindo no momento, é tornar os Creas mais acessíveis à população”, disse Heloísa Helena.
A coordenadora do Creas/Campos, Maria José Mendonça, informou que a prefeitura vem trabalhando para ampliar esta acessibilidade: “Todo mês realizamos o Café com o Creas, onde estamos fechando parcerias importantes para ampliar o atendimento. No mês passado, por exemplo, firmamos convênio com o Hospital Escola Álvaro Alvim, para 30 atendimentos clínicos e psicológicos por mês”.
O Creas funciona como os Cras, só que com atendimentos de média e alta complexidade, direcionados a pessoas que já tiveram seus direitos violados. Para tornar os serviços mais acessíveis, a prefeitura criou o Creas Itinerante, em parceria com a secretaria de Justiça e Assistência Judiciária, e ainda esclarece sobre os serviços e realiza encaminhamentos no programa Prefeitura Presente.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/10/2025 14:37:19 Social + Perto de volta ao distrito de Dores de Macabu nesta terça-feira
- 12/10/2025 12:49:00 Dia das Crianças no Jardim São Benedito com a edição do "Vem pro Jardim"
- 12/10/2025 10:52:23 Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
- 12/10/2025 10:34:12 Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
- 12/10/2025 09:27:45 Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
Social + Perto de volta ao distrito de Dores de Macabu nesta terça-feira
1210 12h49Dia das Crianças no Jardim São Benedito com a edição do "Vem pro Jardim"
1210 10h52Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
1210 10h34Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
1210 09h27Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município