Notícia no detalhe
Procon se reúne com fornecedores para minimizar reclamações
A secretária executiva do Procon/Campos, Rosangela Tavares, recepcionou na última sexta-feira (14), a advogada da Claro e Embratel, Juliana Sodré Azevedo, que veio do Rio de Janeiro para esclarecer algumas dúvidas que são formuladas pelos consumidores campistas. A secretaria do Procon mostrou sua preocupação com as reclamações formuladas em face da telefonia fixa e do serviço de TV a cabo fornecidas por essas empresas.
Segundo Rosangela, a empresa Claro foi objeto de 389 reclamações este ano, porém, pouquíssimas reclamações se tornaram processos, mostrando que a empresa esta resolvendo os questionamentos apresentados por seus consumidores. Já a Embratel sofreu apenas 91 reclamações nesse período e também teve um índice de resoluções alto.
- É importante que os fornecedores se disponham a manterem esse diálogo e procurem resolver os problemas apresentados pelos consumidores, evitando a abertura de processos administrativos. O desejo do consumidor e ter sua pretensão resolvida. A instauração de processo e consequente aplicação de multa são medidas administrativas que nem sempre atendem ao anseio do consumidor - destacou.
Dentre os problemas mais apresentados no órgão destacam-se a venda de chips em ambulantes, com o preço inferior ao praticado no mercado; a informação no site da empresa divulgando lojas que já estão fechadas; o uso da logo da Claro no serviço prestado pela Embratel, que confunde o consumidor (as empresas são do mesmo grupo econômico, porém tem personalidade jurídicas próprias).
A secretária informa ainda que o órgão municipal de defesa do consumidor, conforme disposto no próprio Código de Defesa do Consumidor (CDC), tem se empenhado em estreitar o diálogo com os fornecedores, sempre na expectativa de minorar os conflitos na relação de consumo. Também, na última semana, o Procon de Campos recepcionou gerentes do Banco Bradesco de Campos e do Rio de Janeiro, buscando entendimento sobre várias leis.
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