Notícia no detalhe
Livro de escritor campista lançado no Consulado de Angola
O livro “Quilombo - Uma História de Esperança”, do escritor campista Hélvio Cordeiro, foi lançado na sexta-feira (14), no Consulado de Angola, no Rio de Janeiro, pela Superintendência Municipal de Igualdade Racial. O superintendente Jorge Luiz dos Santos informou que a equipe foi recebida pela vice- consulesa, Marta dos Santos.
De acordo com Jorge Luiz, esta é a primeira vez que Campos tem a possibilidade de montar um acervo sobre a literatura negra, onde é contada sobre a presença da etnia na formação da sociedade campista, deixando um legado para o município. Já são cinco livros publicados através de pesquisas feitas em locais, como Biblioteca Nacional, Arquivo Público, Câmara Municipal, entre outros acervos.
- Estas pesquisas tem o caráter histórico-cultural e pela repercussão, tem dado certo. Fomos convidados para o lançamento do livro em Salvador, no Forte Santo Antônio, pela Secretaria Estadual de Cultura e pela Secretaria Municipal de Reparação Racial, além de sermos convidados agora, para o lançamento do mesmo livro, no Consulado da Angola, que em sua história, muito tem a ver com a história de Campos – destacou Jorge.
Ele acrescenta que no consulado várias portas ficaram abertas para Campos, no sentido de buscar parcerias para ações no município, inclusive, membros do consulado se interessaram em conhecer a cidade. “Eles se mostraram interessados em conhecer Campos, já que fatos da história da cidade, como o relato de que a cada dez escravos que vinham para a cidade, nove eram angolanos, despertou o interesse também da vice-consulesa”, destacou Jorge, informando ainda que Campos possui muitas semelhanças com Angola, como o fato de ser um grande produtor de petróleo.
Outros livros também publicados através de parceria com a antiga Fundação Municipal Zumbi dos Palmares e agora, superintendência de Igualdade Racial, tiveram repercussão positiva, recebendo estes, o convite para lançamento em locais, como a Bienal Internacional de Maceió e a Academia Brasileira de Letras.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
- 22/11/2025 09:25:33 Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
2211 09h25Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















