Notícia no detalhe
Procon/Campos recebe representante de empresas de telefonia
Dando enfoque especial ao trabalho de conscientização desenvolvido pelo órgão, o Procon de Campos, representado pela secretária executiva, Rosangela Tavares, recepcionou, na sexta-feira (14), Juliana Sodré Azevedo , advogada da Claro e da Embratel, que veio do Rio de Janeiro para esclarecer algumas dúvidas dos consumidores campistas. Na ocasião, a secretária do Procon/Campos mostrou sua preocupação com as reclamações quanto à telefonia fixa e ao serviço de TV à cabo oferecidos pelas duas empresas.
Segundo Rosangela, a empresa Claro foi objeto de 389 reclamações este ano, porém, pouquíssimas reclamações se tornaram processos, mostrando que a empresa está resolvendo os questionamentos apresentados por seus consumidores. Já a Embratel sofreu apenas 91 reclamações nesse período e também teve um índice de resoluções alto.
Ainda, de acordo com a secretária executiva do Procon/Campos, Rosangela Tavares, é importante que os fornecedores se disponham a manterem esse diálogo e procurem resolver os problemas apresentados pelos consumidores, evitando a abertura de processos administrativos.
— O desejo do consumidor é ter sua pretensão resolvida. A instauração de processo e, consequente, aplicação de multa são medidas administrativas que nem sempre atendem ao anseio do consumidor, destacou Rosangela.
Dentre os problemas mais apresentados no Procon/Campos destacam-se a venda de chips em ambulantes, com o preço inferior ao praticado no mercado; a informação no site da empresa divulgando lojas que já estão fechadas; o uso da logo da Claro no serviço prestado pela Embratel, confundindo o consumidor (as empresas são do mesmo grupo econômico, porém tem personalidade jurídicas próprias), etc.
Rosangela Tavares informa que o órgão municipal de defesa do consumidor, conforme disposto no próprio CDC, tem se empenhado em estreitar o diálogo com os fornecedores, sempre na expectativa de minorar os conflitos na relação de consumo. Também nessa semana o Procon/Campos recepcionou gerentes do Banco Bradesco de Campos e do Rio de Janeiro, buscando entendimento sobre várias leis consumeristas. A reunião também foi muito proveitosa para os consumidores campistas.
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