Notícia no detalhe
Vigilância Sanitária faz palestra em empresa sobre tabagismo
Profissionais da Vigilância Sanitária (Visa Campos) estiveram na empresa AGILA Especialidades, na tarde desta quinta-feira (13), para falar sobre as implicações do Tabagismo no ambiente de trabalho. Trata-se do projeto “Qualidade de Vida nas Empresas”, desenvolvido pelo Setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), com o objetivo de realizar palestras direcionadas à saúde e ao bem estar dos colaboradores das empresas.
O Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio, que foi tema de uma campanha realizada pelo órgão desde o mês de maio, vem chamando a atenção da população para os males causados pelo fumo. Até o final deste mês, os profissionais de saúde irão percorrer instituições de ensino, empresas privadas e escolas municipais, estaduais e particulares.
A palestra foi ministrada pelos educadores sanitários Ana Paula Siqueira e Antônio Carlos Vangarges; e pela técnica ambiental, Tamiris Arantes. Foram abordados os malefícios ocasionados pelo tabaco. Os colaboradores da empresa demonstraram grande interesse pelo tema da palestra.
Ana Paula falou sobre os perigos do fumo durante a gravidez, que, segundo ela, vão muito além dos prejuízos à saúde materna. Trombose, pressão alta e a propensão do bebê ao hábito de fumar são alguns deles. "O uso do tabaco é responsável também por 20% dos casos de baixo peso dos bebês ao nascer, 80% de partos prematuros e 5% de todos os mortos perinatais. Também está relacionado à rotura prematura de membranas, deslocamento prematuro da placenta, esterilidade (41%) e abortos espontâneos em 10% a 35%", explica.
Antônio Carlos Vangarges destaca que fumar no período da amamentação torna o bebê um fumante passivo, além da exposição à nicotina, através do leite materno. “A mãe fumante pode ter maior dificuldade para amamentar, já que a nicotina diminui a prolactina, que é um hormônio essencial nesta fase. Como conseqüência, essas crianças ganham peso em menor velocidade, em torno de 40% menos se comparadas às crianças amamentadas por não fumantes”, informa.
- Estamos distribuindo material educativo e repassando informações aos servidores sobre as conseqüências, em médio e longo prazo, que o hábito de fumar traz ao organismo humano. Sabe-se que o tabagismo está associado a mais de 50 doenças, entre elas, vários tipos de câncer, e que também é responsável por um alto índice de mortes no mundo todo. Tudo isto poderia ser evitado com o simples hábito de não fumar - destaca a coordenadora do setor IEC-Visa, Vívian Lanunce.
O diretor da Vigilância Sanitária, Elden Pereira, afirma que o projeto, realizado em diferentes setores da sociedade, ajuda o cidadão a refletir sobre suas atitudes. “Eles refletem sobre os temas apresentados, pensam sobre o livre arbítrio de cada um e com isso, são estimulados a buscar ajuda”, disse.
Segundo Elden, campanhas como esta são importantes e devem ser realizadas sempre que possível. “São informações relevantes que geralmente não chegam à boa parte da população. Também é preciso destacar a importância de garantir aos fumantes um tratamento com profissionais habilitados, como o Programa de Tabagismo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde”, conclui.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/10/2025 14:37:19 Social + Perto de volta ao distrito de Dores de Macabu nesta terça-feira
- 12/10/2025 12:49:00 Dia das Crianças no Jardim São Benedito com a edição do "Vem pro Jardim"
- 12/10/2025 10:52:23 Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
- 12/10/2025 10:34:12 Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
- 12/10/2025 09:27:45 Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
Social + Perto de volta ao distrito de Dores de Macabu nesta terça-feira
1210 12h49Dia das Crianças no Jardim São Benedito com a edição do "Vem pro Jardim"
1210 10h52Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
1210 10h34Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
1210 09h27Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município