Notícia no detalhe
Autoridades e usuários discutem política de assistência
A Casa da Cidadania e o Centro Pop, órgãos de atendimento a pessoas em situação de rua, ligados à secretaria municipal da Família e Assistência Social, reuniu nesta quinta-feira (13), usuários e servidores, além de secretários e representantes do Poder Legislativo, para discutir a política de assistência social e, ainda, apresentar todo o trabalho que é desenvolvido no local e os serviços que são ofertados. A mini conferência faz parte da programação preparatória para a Conferência Nacional de Assistência Social, que será precedida pela Estadual, ambas ainda sem data marcada e, também, pela municipal, em julho.
O secretário municipal de Paz e Defesa Social, Alcemir Pacoutto, explica que sua secretaria também está presente nestes dois equipamentos, em parceria com a Família e Assistência, principalmente nas ações de abordagem feitas semanalmente às pessoas em situação de rua, garantindo o bem estar comum. “O governo Rosinha Garotinho trabalha em equipe e através de ações integradas, visando principalmente o bem estar da população”, acrescenta.
A secretária Izaura Freire explica que há tempos que a Política de Assistência Social mudou, mas muitas pessoas ainda desconhecem relevantes pontos dela e isso é importante ressaltar, destacando neste contexto, o Sistema Único de Assistência Social (Suas). “As pessoas têm o direito de ir e vir e não podemos arrancá-las desta situação. Fazemos a abordagem social, mostramos que aquela situação não pode perdurar e que esta pode causar mais adiante, sérios problemas. E mostramos um leque de opções para uma mudança de vida, a partir da sua integração no Centro Pop e na Casa da Cidadania”, acrescenta.
- Infelizmente, o que mantém essas pessoas em situação de rua é, na maioria das vezes, o vício (álcool e outros tipos de droga), o rompimento dos vínculos familiares e, principalmente, a caridade que muitas instituições religiosas praticam, oferecendo café da manhã, almoço, jantar e até cobertores para os dias frios. Isso faz com que eles não queiram sair das ruas. Para que se têm tudo na mão e ainda a liberdade para fazerem o que querem? – questiona Izaura Freire.
Na oportunidade foram apresentados nove pessoas que estiveram em situação de rua e hoje estão reintegrados à sociedade, a maioria já trabalhando com carteira assinada. Também estiveram presentes à mini conferência, o subsecretário de Paz e Defesa Social, Alonsimar de Oliveira, além do vereador Genásio de Souza.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
- 22/11/2025 09:25:33 Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
2211 09h25Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















