Notícia no detalhe
Saúde realiza II Oficina Saúde e Violência nesta terça-feira
A Secretaria de Saúde realiza nesta terça-feira (11), das 9h às 17h, a II Oficina Saúde e Violência, no auditório da Faculdade de Medicina de Campos. O vice-prefeito Doutor Chicão e o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, farão a abertura do evento, que reunirá gestores municipais e técnicos de outras secretarias, além da Saúde, como Educação, Cultura e Esportes; Família e Assistência Social, e Fundação Municipal da Infância e da Juventude.
A oficina foi idealizada pela Vigilância Municipal em Saúde, que vem mapeando os tipos de violência em Campos. Com o evento, se buscará a definição de ações e serviços intersetorializados, para o funcionamento efetivo de uma rede municipal integrada de atendimento a vítimas de qualquer forma de violência, entre elas, as violências doméstica e sexual.
- Nos últimos quatro anos, atuamos com uma vigilância sentinela em violência, inclusive junto a diferentes núcleos de atendimento a vítimas, como os dos hospitais, dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) e conselhos municipais. Entendemos como um dever da Saúde prestar a colaboração na formação desta rede. Este evento será uma oportunidade de promover a discussão sobre o tema, apresentar propostas para a adequação das ações, fluxos e protocolos da prestação de atendimento às vítimas - explicou o diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury.
O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, conta que, entre os temas a serem abordados na oficina, estão os determinantes sociais, antropológicos e culturais da violência; a epidemiologia da violência doméstica e sexual em Campos; a notificação, os fluxos da informação e o papel de cada secretaria municipal e da sociedade civil na geração da informação sobre formas de violência, entre outros. Venâncio destaca que reconhecer a violência como uma questão de saúde pública é assegurar que as vítimas tenham efetivo acesso aos atendimentos de que necessitam.
- Mais do que uma questão social e de segurança pública, a violência é epidemiológica e compromete não só a saúde de sua vítima direta, como também a das pessoas que convivem com ela e que, por sofrerem os efeitos dessa violência, são também vitimizadas. Tratar a violência como um tema de saúde pública é tornar a assistência às vitimas, em qualquer área, mais abrangente, acessível, humanizada e, consequentemente, resolutiva - concluiu o secretário.
Veja a programação do evento:
9h – Abertura: Vice-Prefeito Doutor Chicão, secretário de Saúde, Geraldo Venâncio; secretária de Educação, Cultura e Esportes, Joilza Rangel; secretaria da Família e Assistência Social, Izaura Freire; presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude, Thiago Ferrugem.
9:30 - Debate: A importância da construção de uma rede integrada de atendimento a todas as formas de violência
10h - Coffee break
10h30 – Tema: Preenchimento correto da ficha de notificação da violência – explicações sobre o fluxo municipal na saúde e orientações
11h – Apresentação e debate: O papel dos conselhos municipais de proteção aos direitos dos idosos, mulheres e crianças na luta contra a violência
12h - Intervalo
14h – Tema: A importância do Conselho Tutelar como eixo assertivo na tomada de decisões e encaminhamentos
14h40 Tema: A importância do acolhimento adequado da vítima de violência
15h30 - Coffee break
16h – Tema: Protocolo clínico de ate
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa