Notícia no detalhe
Coleta seletiva em 4 anos
Nos últimos quatro anos mais de três mil toneladas de resíduos recicláveis já foram coletadas em Campos pelo Serviço de Coleta Seletiva, realizado pela secretaria municipal de Serviços Públicos. De janeiro de 2009 a abril de 2013, 3059 toneladas de materiais, como papéis, plásticos, papelão, garrafas PET, latinhas, entre outros materiais, foram devidamente recolhidos pela concessionária Vital Engenharia. No ano passado, o número atingiu a marca de 824.000 quilos de materiais coletados.
A expectativa é para que, a cada ano, a quantidade de lixo reciclável coletado no município continue aumentando. Somente nos dois primeiros bimestres de 2013, 259 toneladas foram recolhidas, totalizando, nos últimos 12 meses, 832.000 quilos.
De acordo com a Lei Federal 12.305, de agosto de 2010, regulamentada pelo Decreto 7.904/ 2010 e que estabeleceu a política de resíduos, são considerados resíduos sólidos de descarte prioritário para coleta seletiva: pilhas e baterias, agrotóxicos (resíduos e embalagens), pneus, óleo lubrificante, lâmpada fluorescente e eletrônicos e seus componentes.
- A reciclagem, o reaproveitamento e a redução de geração de resíduos constituem em princípios basilares da política de resíduos estabelecida pela Lei Federal 12.305, de agosto de 2010, regulamentada pelo Decreto 7.904/2010. A coleta seletiva não é uma responsabilidade só do poder público, mas sim da coletividade e das empresas. Onde há prestação do serviço de coleta seletiva é obrigatório que cada morador disponibilize o resíduo reciclável. A população deve adotar a atitude de separar o lixo, tanto para a coleta do poder público, quanto para coleta de associações, catadores avulsos e sucateiros. O mercado da reciclagem é crescente, movimentando em torno de 800 mil empregos e aproximadamente R$ 1bi e 600 milhões na economia nacional, e com potencial para crescer ainda mais - salientou o secretário municipal de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque.
Um grande aliado para isso, na opinião do secretário, foi a sanção da lei municipal 8202. Ela obriga condomínios com mais de 50 unidades, órgão públicos, escolas, creches e unidades de saúde a efetuarem a coleta seletiva, depositando todo o material nas bags, que são grandes depósitos de lixo seco colocados no local.
Além do serviço de coleta, prestado pela concessionária Vital Engenharia, outras iniciativas estão contribuindo para a conscientização e, consequentemente, a participação da população no reaproveitamento de materiais, como papéis, plástico s, papelão, garrafas PET, latinhas, etc. O projeto EcoAmpla, uma parceria com a concessionária Ampla, e o Vale Reciclagem são alternativas para que o destino do lixo seco não seja terrenos e rios.
Serviço de Coleta Seletiva – Quatro caminhões e 12 garis percorrem o município, realizando a coleta de recicláveis, de segunda à sexta-feira, em 27 bairros e 128 pontos de entrega voluntária, entre condomínios, órgãos públicos e outros. Os resíduos, que contaminariam o meio ambiente e facilitariam a propagação de animais nocivos à saúde, são doados integralmente à Sociedade de Apoio à Criança e ao Idoso (Saci), ONG administrada por rotaryanos e fiscalizada pela Secretaria Municipal de Família e Assistência Social. Os materiais reciclados passam por uma triagem, pelo processo de prensa e são comercializados, com a renda revertida em alimentos encaminhados às entidades cadastradas.
A população pode também levar o seu lixo reciclável até os postos de coletas do Vale Reciclagem. Situados na sede da secretaria municipal de Serviços Públicos, no Jardim São Benedito, na Praça da República, no Centro de Educação Ambiental (CEA) e na Praça do Liceu, os locais servem de ponto de troca de lixo reutilizável por pacotes de aproximadamente 2 kg de adubo orgânico, produzido na Usina de Triagem e Compostagem de Santo Amaro, no distrito de mesmo nome. Independente da quantidade de lixo, as pessoas recebem o adubo.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/03/2026 10:02:53 Domingo em Família deste fim de semana em frente ao novo Parque Ecológico
- 14/03/2026 09:33:50 Mini conferência vai eleger representantes para o Conselho Municipal de Cultura
- 14/03/2026 09:07:10 Escola Carlos Chagas será inaugurada nesta segunda após reforma e ampliação
- 13/03/2026 18:28:30 Agentes de Combate às Endemias começam a ser vacinados contra a dengue
- 13/03/2026 17:53:18 Terceira Idade encerra programação pelo Dia das Mulheres com evento no Tamandaré
Domingo em Família deste fim de semana em frente ao novo Parque Ecológico
1403 09h33Mini conferência vai eleger representantes para o Conselho Municipal de Cultura
1403 09h07Escola Carlos Chagas será inaugurada nesta segunda após reforma e ampliação
1303 18h28Agentes de Combate às Endemias começam a ser vacinados contra a dengue
1303 17h53Terceira Idade encerra programação pelo Dia das Mulheres com evento no Tamandaré
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















