Notícia no detalhe
Documento do Arquivo destaque na Revista da Biblioteca Nacional
Campos é referência no interior do Estado em restauração de documentos, entre coleções de jornais de Campos e livros de registros da Câmara Municipal de Vereadores e da Prefeitura. O Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, foi destaque na edição do mês de maio, na Revista da Biblioteca Nacional. O almanaque publicou o artigo do historiador e diretor do Arquivo Público, Carlos Freitas: uma portaria publicada pelo governo da província à Câmara que solicitava o envio de um “facultativo” – médico, para ajudar no tratamento da Cólera, doença que assolava a região, em especial, a cidade de São Fidélis no ano de 1867 com o titulo “Decifre-o se for capaz!
- Houve um primeiro surto de cólera em 1855, quando morreram mais de mil pessoas na região em função das precárias condições de saneamento, dificuldades no tratamento e carência de médicos. Campos tem se destacado nacionalmente pelo trabalho de preservação da história -, disse Carlos Roberto Freitas.
O documento foi elaborado por várias pessoas e foi confeccionado por um escrivão não identificado, tendo em vista a qualidade da escrita. O documento, que mede 27,5 cm por 21 cm, está exposto no Solar do Colégio.
De acordo com a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, o Arquivo Público é um local onde pesquisadores, estudantes, moradores e turistas podem conhecer Campos desde sua Fundação. “As pessoas terão a oportunidade de ver documentos importantes para a construção histórica da cidade”, destaca.
No local, estão documentos como atas de cartórios, publicações oficiais, entre outros, desde 1649. Os visitantes que forem até ao Arquivo Público Municipal terão a oportunidade de conhecer as exposições “A escravidão em documentos do século XVII ao XIX”, que mostra através de testamentos, ações de liberdade, os principais acontecimentos da época; “Memória da Baixada” retrata através de objetos de uso cotidiano como fogueiros, forro de solda que eram fundamentais para a execução dos trabalhos, além de “Produção do Açúcar”, que relata por meio de fotos antigas e quadros os momentos históricos da indústria canavieira na região.
O Arquivo Público Municipal é a primeira edificação em alvenaria, sendo pioneira na Baixada. Fica localizado na Estrada Sérgio Viana Barroso, 3.060, entre Goitacazes e Tócos. As visitas podem ser agendadas pelo telefone 2733-9999.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda