Notícia no detalhe
Visa ministra palestra para profissionais de salões de beleza
O Setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde da Vigilância Sanitária (IEC-VISA), através do Departamento de Fiscalização e Vigilância Sanitária, realizou nesta terça-feira (28), na sede do órgão, palestra sobre “Biossegurança em Salões de Beleza e em Estabelecimentos de Estética”, ministrada pelas educadoras sanitárias, a assistente social Cláudia Helena Paravidino e a enfermeira Samila Amara dos Santos, coordenadora do setor de Farmácia.
Preocupada com a esterilização correta de equipamentos usados em salões de beleza, a Visa tem realizado cursos gratuitos para profissionais do ramo de beleza e estética. Segundo Cláudia, durante a palestra, as principais dificuldades foram nos esclarecimentos da esterilização e uso de produtos.
Na ocasião, Cláudia abordou temas quanto à higiene pessoal, uso de EPI, manutenção da limpeza do local de trabalho, a importância da dedetização e desratização (firma credenciada), adequações para lavagens de diferentes instrumentos utilizados, assim como a utilização de materiais descartáveis, esterilização adequada, seja por meio de autoclave ou estufa.
- Oferecemos informações sobre a utilização de materiais perfuro-cortantes e as doenças causadas por instrumentais como pinças, alicates, palitos, lixas, etc. Citamos a contaminação das hepatites B, C e AIDS, doenças cuja contaminação é pelo sangue, tendo como “porta de entrada, a pele”, sendo assim, não tem cura e, uma vez instalada, se torna irreversível -, acrescenta Samila Santos.
Samila completa: “Tentamos estimular os ouvintes à reflexão de como está sua atuação frente às realidades acima mencionadas e que, se colocassem no papel do usuário que receberiam tais serviços, o que pudemos observar o retorno imediato, seja nos questionamentos, gestos, desejo de mudança, dentre outros”, afirma Samila.
- Levar saúde para população é nossa meta. Assim, entendemos que, por intermédio de informações precisas e de qualidade, pouco a pouco, alcançaremos nosso objetivo. Por isso, é necessário que, cada cidadão, seja alertado quanto aos cuidados que deve observar na aquisição de material e utilização dos seus serviços, segundo as normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária -, diz a coordenadora do setor IEC-Visa, Vívian Lanunce.
O diretor da Visa, Élden Pereira, ressaltou que os resultados das informações transmitidas pelos educadores sanitários do setor IEC/VISA já está sendo concretizado em atos positivos, segundo relato dos fiscais sanitários, no momento da fiscalização.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda