Notícia no detalhe
Educação realiza II Semana Integrada de Meio Ambiente
A Secretaria Municipal de Educação de Campos (SMEC) em parceria com a Petrobras e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), está realizando a II Semana Integrada de Meio Ambiente da Região Norte Fluminense. Trata-se de projeto de Educação Ambiental que tem como finalidade criar medidas preventivas nos municípios de exploração de petróleo e gás da Bacia de Campos.
O seminário será realizado até às 17h, no auditório do Palácio da Cultura Amaro Prata Tavares, em Campos. O evento segue nesta terça-feira (1º), das 9h às 17h, em São João da Barra e na quarta-feira (2), no mesmo horário, em São Francisco de Itabapona.
A coordenadora do evento, Neusa Regina Barros da Silva, ressaltou que uma das exigências do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para exploração do petróleo e gás é que a Petrobras desenvolva ações preventivas em relação à exploração dos minérios.
Neusa informou que a estatal criou parceria com a UFRJ. “A universidade criou o Projeto Pólen para realizar eventos educativos com instituições ligadas diretas ou indiretamente com a questão do meio ambiente. Hoje, nós estamos discutindo os principais impactos sofridos pelo ecossistema Manguezal do Norte Fluminense”, informou Neusa.
A coordenadora disse, ainda, que o objetivo do encontro desta segunda é apresentar justificativas e resultados da I Semana Integrada realizada em 2009 e discutir a importância do manguezal para o meio ambiente. “O manguezal é o berçário da vida aquática e um dos principais agentes na filtragem dos poluentes ao meio ambiente. Com base nas informações coletadas no primeiro evento, os gestores do Projeto Pólen do pólo Campos criaram três produtos: A cartilha Mono Manguezal, o vídeo Nosso Manguezal e uma Carta de Intenção para entregar os órgãos públicos responsáveis pela preservação ambiental”, relatou Barros.
Participaram do evento professores da rede municipal, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do (IBAMA), Inea, OAB, entre outros.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/04/2026 21:40:12 Prefeitura amplia segurança com contratação de vigilantes
- 05/04/2026 14:01:44 CCZ apreendeu mais de 350 animais de grande porte entre 2025 e março deste ano
- 05/04/2026 13:50:11 Alunos de Psicologia do Isecensa conhecem projeto de cuidado psicossocial
- 05/04/2026 13:07:13 Aulas de violão no Palácio da Cultura começam na próxima segunda com grande procura
- 05/04/2026 11:32:21 Implantação de Lavouras com foco na Cafeicultura em palestra na próxima terça
Prefeitura amplia segurança com contratação de vigilantes
0504 14h01CCZ apreendeu mais de 350 animais de grande porte entre 2025 e março deste ano
0504 13h50Alunos de Psicologia do Isecensa conhecem projeto de cuidado psicossocial
0504 11h32Implantação de Lavouras com foco na Cafeicultura em palestra na próxima terça
0404 14h02“Vem pro Lagamar” movimenta a praia de Farol neste Domingo de Páscoa
Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
2Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
3Dia D de Mobilização abre campanha de vacinação contra gripe sábado em Campos
4Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
5Prefeitura antecipa pagamento dos servidores em comemoração ao aniversário de Campos
6Regularização de RPA’s inicia com edital da Educação em cumprimento ao TAG do TCE




















