Notícia no detalhe
Incentivo ao empreendedorismo é destaque em Campos
O sonho de ter o próprio negócio e se transformar em um empreendedor individual já é uma realidade em Campos. Com o objetivo de legalizar os profissionais, oferecendo informações e facilidades no acesso, a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), através do Espaço do Empreendedor, implantou o Programa de Formalização. Desde a sua abertura, em julho de 2010, foram formalizados cerca de 10 mil empreendedores.
Antes de abrir a Pizzaria Deguste, Alan Siqueira de Souza, 26 anos, procurou a Codemca, pois não queria abrir um estabelecimento em situação irregular. A formalização foi o primeiro passo para a abertura da pizzaria, localizada no Parque Calabouço.
— Sempre tive vontade de ter o meu próprio negócio, mas não tinha coragem. Há 1 ano e 8 meses, fui impulsionado a me formalizar e tudo mudou na minha vida. Contratei um funcionário, trabalho com máquina de cartão e a Codemca me auxilia nas finanças do meu estabelecimento. Estou sempre tentando inovar. Hoje, trabalho também com lanches, petiscos e sorvetes, disse Alan, acrescentando que pretende investir na pizzaria, realizando mudanças na estrutura e organização.
No Espaço do Empreendedor, os microempreendedores têm acesso a informações com profissionais do Sebrae, Procon, Vigilância Sanitária, Departamento de Fiscalização e Posturas, Secretaria de Finanças e o Programa do Microcrédito (Fundecam Solidário). O espaço contribui para o aumento da empregabilidade, além de fornecer a essas pessoas o direito aos benefícios da Previdência Social.
— Os ambulantes chegam cheios de dúvidas e recebem o acompanhamento de advogado e contador para esclarecimentos. A partir da formalização, eles têm Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), alvará de funcionamento, além de serem assegurados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e terem acesso às redes bancárias, garantiu Jivago.
Programa de Formalização: exemplo de sucesso - O Espaço do Empreendedor acontece, no Palácio da Cultura, às quartas-feiras, das 09h às 12h. Quinzenalmente, é realizado o Café Empreendedor para os formalizados, com o intuito de capacitá-los, através de palestras e esclarecimentos. O Café do Empreendedor é regado a palestras, café da manhã e legalização.
A rodada de negócios é uma das prioridades pós-formalização no Espaço e Café Empreendedor. Por este motivo, duas vezes por mês, estes dois projetos se unem para levar ainda mais segurança ao pequeno empresário que se formalizou. Mais de 100 pessoas formalizadas e a se formalizar participam.
- Sinto, mais uma vez, a sensação de trabalho cumprido, em que a prioridade é levar informação às pessoas que já se formalizaram, preparando-os para lidar com a nova fase de suas vidas e colocando-os em contato com pessoas já experientes, o que oportuniza vários outros contatos de trabalho, característica da rodada de negócios. As pessoas saem do Café Empreendedor, onde participam de palestras e cases, além do Café da Manhã, motivadas e mais certas de que estão preparadas para seguirem com seus negócios. As pessoas que ainda não se formalizaram têm a oportunidade de fazê-lo após o café, destacou o presidente da Codemca, Jivago Faria.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/10/2025 10:52:23 Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
- 12/10/2025 10:34:12 Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
- 12/10/2025 09:27:45 Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
- 11/10/2025 20:46:21 Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
- 11/10/2025 17:04:40 Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
1210 10h34Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
1210 09h27Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
1110 20h46Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
1110 17h04Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município