Notícia no detalhe
Visa capacita microempreendedores do setor de alimentos
A equipe do Setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) do Departamento de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde (Visa-Campos), realizou mais uma palestra “Boas Práticas em Manipulação de Serviços de Alimentação” nesta terça-feira (21), na sede da Visa-Campos.
A palestra, direcionada a microempreendedores individuais encaminhados pela Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), foi ministrada pelo fiscal de Saúde e médico veterinário, Vinícius Alves; a educadora sanitária, Ana Paula Siqueira de Melo e o educador sanitário, Antônio Carlos Vangarges.
— Foram abordados temas quanto aos cuidados no armazenamento e na higiene dos alimentos e a contaminação por utensílios. Atenção aos alimentos com validade vencida, latas amassadas e enferrujadas foram outros pontos abordados - informa a coordenadora do Setor IEC- Visa, Vivian Lanunce.
Segundo Antônio, o objetivo é oferecer informações para a formação de manipuladores de alimentos e que eles sirvam como agentes multiplicadores da saúde e divulguem o nome da Vigilância Sanitária e suas atribuições.
— Através do curso, os proprietários e funcionários de estabelecimentos alimentícios da cidade têm a possibilidade de confirmar a importância de suas atividades e a influência delas na saúde da população. Durante a apresentação, foi feita a abordagem de algumas doenças ocasionadas por agentes patogênicos vinculados a alimentos e os principais métodos para evitá-los. “O principal objetivo do curso é aproximar a Vigilância Sanitária e os proprietários, para que o trabalho aconteça em grupo e todos sejam beneficiados”, explica o veterinário Vinícius Alves.
O diretor da Visa-Campos, Elden Pereira, afirma que é importante reciclar os conhecimentos dos manipuladores de alimentos com freqüência, para garantir a segurança da população, já que existe uma rotatividade de profissionais nos municípios.
— O curso de boas práticas para serviços de alimentação acontece todas as terças, na sede da Vigilância Sanitária de Campos. Qualquer informação pode ser obtida pelo telefone 2725-0475. O certificado do curso de boas práticas de alimentos é um dos documentos exigidos para que estabelecimentos de porte alimentício obtenham a licença sanitária no município - informa Elden.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa