Notícia no detalhe
Capacitação do Pnaic realizada neste no sábado em Campos
Cerca de 500 profissionais da educação participaram, neste sábado (18), da formação continuada do Programa Nacional da Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que aconteceu das 8 às 17h na Escola Municipal Vilma Tâmega, no Centro de Campos. O Pnaic é um programa do governo federal que tem como proposta assegurar que as crianças sejam alfabetizadas nas primeiras séries iniciais. Como forma de incentivar os professores a realizarem os Cursos de Formação Continuada, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) oferece uma bolsa mensal no valor de R$ 200,00, além de materiais atualizados que abordam o processo da alfabetização no país.
A coordenadora local do (Pnaic), Nize Pedra, ressaltou que a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é instituição responsável pela orientação dos profissionais em todo Estado e Campos está sendo a cidade pólo dos encontros. A formação com os orientadores vem acontecendo desde março e o encontro com os professores aconteceu neste sábado e vai se repetir no próximo final de semana no mesmo horário. "O objetivo do encontro é abordar a rotina da alfabetização na perspectiva do letramento, planejamento do ensino da alfabetização e a importância da utilização de diferentes recursos didáticos, entre outras propostas.
Ela relatou ainda que adesão ao curso está sendo muito boa. "Além do incentivo financeiro, acredito que isso demonstra o comprometimento dos professores em refletir sobre a melhoria da qualidade da alfabetização em nosso município", relatou.
A professora Roseni Correa de Freitas da Escola Municipal Generoso Vieira situada no Parque Prazeres em Guarús foi uma das participantes e disse que para se obter um resultado positivo no processo da alfabetização, "dentro da classe o professor deve respeitar as diferenças individuais e trabalhar atividades diferenciadas que atendam a necessidade do aluno". Segundo ela "A alfabetização na vida de uma criança é como o alicerce de uma casa. Se o aluno não tiver uma boa base no primeiro ano de escolaridade, ele terá dificuldade nas séries seguintes", relatou a professora de alfabetização.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda