Notícia no detalhe
Ações contra o tabagismo em várias setores da prefeitura
O Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde encerrou a programação pelo Dia Mundial Sem Tabaco, lembrado nesta segunda-feira (31). A ação iniciada na semana passada, contou com palestras, inscrições para o ambulatório de tabaco-dependentes e ações de Educação em Saúde. A secretaria realizou, ainda, panfletagem, orientação, avaliação do grau de dependência da nicotina e palestra no Centro de Referência e Tratamento da Mulher sobre “Tabagismo X Mulher”.
A luta contra o tabaco continuou no Hospital Geral de Guarus (HGG). A psicóloga Flávia Rios ministrou palestra com o tema “Tabagismo e Dependência Química”, no auditório do hospital. Em seguida, a coordenadora do programa, Carla Damasceno, falou sobre os fatores de risco do tabagismo para o câncer. A conseqüência do tabagismo para a saúde bucal também foi abordada pela dentista Tereza Beatriz Claudino.
O coordenador técnico da Comunidade Terapêutica para Mulheres Dependentes Químicas (Projeto Amai), Thiago Pereira de Campos, discursou sobre “A Mulher, suas atitudes e conseqüências no tabagismo”. Fechando o ciclo de palestras, a fisioterapeuta Líbia Mago realizou exercícios respiratórios com o público presente.
Para a dona de casa, Márcia Valéria Ribeiro, 43 anos, a orientação é o caminho para o abandono do vício. “Meu marido é fumante e meus filhos adquiriram alergias por isso. Não é fácil parar de fumar, por isso esse trabalho de estimulação é importante”, afirmou. Já Roberto Amaro de Mendonça, 54 anos, disse que é preciso muito esforço para deixar o vício. “Fumei por 30 anos e consegui deixar o cigarro com muita força de vontade, pois ele só traz problemas à nossa saúde”, disse.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/03/2026 18:28:30 Agentes de Combate às Endemias começam a ser vacinados contra a dengue
- 13/03/2026 17:53:18 Terceira Idade encerra programação pelo Dia das Mulheres com evento no Tamandaré
- 13/03/2026 15:35:48 Secretaria Municipal de Saúde de Campos emite comunicado
- 13/03/2026 15:01:57 Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
- 13/03/2026 12:38:31 Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
Agentes de Combate às Endemias começam a ser vacinados contra a dengue
1303 17h53Terceira Idade encerra programação pelo Dia das Mulheres com evento no Tamandaré
1303 15h35Secretaria Municipal de Saúde de Campos emite comunicado
1303 15h01Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
1303 12h38Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval
6Defesa Civil mantém monitoramento do Rio Paraíba do Sul




















