Notícia no detalhe
Comércio eletrônico: nova lei ampara consumidor
Também conhecido como venda não presencial, transação comercial feita através de um equipamento eletrônico, no caso, por exemplo, o computador. Hoje, o ato de comprar e vender usando a internet tem sido bastante disseminado entre as pessoas porém não havia regras que determinassem maior proteção ao consumidor. Agora, a partir do decreto federal 7.962/13, a regulamentação desses contratos permitirá garantias de atendimento facilitado e ainda respeito ao direito do arrependimento.
Com mais este instrumento de defesa do consumidor brasileiro, o decreto complementa o CDC, disposto em lei 8.78/90 e evitará os constantes transtornos que são registrados como cobrança indevida, dificuldades na rescisão de contratos ou publicidade enganosa.
Importância – A secretária executiva do Procon de Campos, Rosângela Tavares, confirma que esse comércio até então, vinha causando grandes problemas entre os consumidores e ainda segundo ela, “as queixas que lideram o ranking de reclamações no nosso órgão são a demora ou não entrega do produto, o serviço não executado (entrega/instalação/não cumprimento da oferta/contrato), cobranças indevidas e outros”.
Cuidados sempre necessários – Mesmo com todas as garantias, o consumidor deve estar atento ao se interessar por algum produto e buscar adquiri-lo pelo site, tomando alguns cuidados como:
a) Conferir o CNPJ, endereço e dados cadastrais da empresa;
b) Constatar possíveis reclamações já existentes junto ao Procon;
c) Checar com outras pessoas que já compraram por ele se é confiável;
d) Guardar em e-mail contatos, confirmação de pedido, rastreamento e todos os procedimentos que foram feitos junto à empresa.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda