Notícia no detalhe
Prefeita Rosinha conhece sistema de aeromóvel de Porto Alegre
A prefeita Rosinha Garotinho conheceu, nesta terça-feira (14), em Porto Alegre (RS), a primeira linha do sistema de aeromóvel implantada no Brasil, ligando a Estação Aeroporto da Trensurb até o Aeroporto Internacional Salgado Filho. A Prefeitura de Campos teve aprovado o projeto do aeromóvel no PAC 2, do Governo Federal, apontada como a melhor proposta de transporte de veículos leves sobre trilhos.
A prefeita Rosinha visitou a estação da Trensurb, em trecho que liga o aeroporto ao terminal, e o escritório da MPB/Coester, fundada por Oskar Coester, 83 anos, que apresentou o sistema do aeromóvel desenvolvido por sua empresa. O engenheiro Fernando Mac Dowell, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que assessora o município no projeto, acompanhou a apresentação.
O projeto do aeromóvel de Porto Alegre tem um quilômetro de extensão, tendo recebido, em abril, o primeiro vagão com capacidade para 150 passageiros. Em fase final de construção, o aeromóvel ganhará, em julho, mais um vagão, dobrando a capacidade de usuários.
O projeto de Campos foi aprovado pelo Governo Federal. "O nosso projeto vai trazer maior mobilidade e modernizar o trânsito de Campos. Agora, precisamos aguardar o governo federal e suas orientações sobre o convênio para o planejamento da obra", enfatizou Rosinha.
Acompanharam a prefeita Rosinha a deputada estadual Clarissa Garotinho; o presidente da Emut, Álvaro Oliveira e o seu diretor técnico Paulo Dias; os secretários Edilson Peixoto (Obras e Urbanismo), Sérgio Cunha (Comunicação Social), Linda Mara (Particular), e os diretores da PCE, Ricardo Gregório, Carlos Teller e Eduardo Massa.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/06/2026 11:27:11 Bairro Legal: Obras no Parque Maciel prosseguem dentro do previsto
- 14/06/2026 10:53:17 Cidac orienta população sobre proteção de dados na internet
- 14/06/2026 10:28:15 Projeto de parque tecnológico com apoio da Seduct avança em edital da Faperj
- 14/06/2026 09:54:18 Com diversas celebrações, Guarus festeja Santo Antônio, seu padroeiro
- 14/06/2026 08:24:11 PSE garante proteção contra influenza aos profissionais da Educação na terça
Bairro Legal: Obras no Parque Maciel prosseguem dentro do previsto
1406 10h53Cidac orienta população sobre proteção de dados na internet
1406 10h28Projeto de parque tecnológico com apoio da Seduct avança em edital da Faperj
1406 09h54Com diversas celebrações, Guarus festeja Santo Antônio, seu padroeiro
1406 08h24PSE garante proteção contra influenza aos profissionais da Educação na terça
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Programa Estradas do Produtor segue com manutenção de vicinais em Pernambuca
5Limpeza de canal no Novo Eldorado avança e reforça prevenção de alagamentos
6Campos amplia diálogo sobre setor offshore e logística aeroportuária





















