Notícia no detalhe
Aberta programação dos 12 anos do Arquivo Público
Começou na tarde desta segunda-feira (13) o curso de paleografia que faz parte da programação pelos 12 anos do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto, em Tócos. As atividades prosseguem até a próxima sexta-feira (17) com exposições, cursos, oficinas e apresentações culturais. O espaço é administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).
O curso de paleografia será ministrado até terça-feira (14) pelo museólogo e diretor do Arquivo Público, Carlos Freitas, além das historiadoras Rafaela Machado e Larissa Manhães.
O professor da Fundação Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj), em Cantagalo, João Bosco de Paula, participa do curso para implantar o projeto em sua cidade. “Estamos começando um trabalho de cartográfico e eclesiástico no município de Cantagalo. Estes cursos estão sendo uma oportunidade de aperfeiçoar o nosso conhecimento da história e no resgate da memória das localidades, relembrando o ontem para que fique marcado para as próximas gerações, sendo um momento de integração”, completa.
Também será ministrado na quarta (15) e quinta (16) o curso de Preservação de Livros e Documentos, pelas restauradoras Gabriela Pimentel e Dilciane Tavares, na qual as inscrições foram encerradas. Na sexta-feira (17), para finalizar a programação, serão realizadas atividades no Solar do Colégio com abertura de exposições temporárias sobre a Memória da Baixada e Produção de Açúcar, entre outros temas. No dia, também, haverá palestra com o arqueólogo e professor, Luís Simansky, que coordena o projeto de escavação em torno do Solar, além de apresentações culturais.
Segundo a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, o Arquivo Público Municipal é referência para pesquisas relacionadas à história de Campos, sendo pioneira na restauração de documentos no interior do Estado do Rio de Janeiro. “O município tem investido na preservação da história. A prefeitura já restaurou o Solar do Visconde de Araruama, que abriga, hoje, o Museu Histórico de Campos e está revitalizando o Centro Histórico da cidade. A programação do Arquivo é uma oportunidade dos campistas conhecerem as atividades do local”, destaca.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa