Notícia no detalhe
Primeira etapa da revitalização do Centro Histórico é inaugurada
Foi inaugurada na noite desta sexta-feira (10) pela prefeita Rosinha Garotinho e pelo vice-prefeito Doutor Chicão, a primeira etapa das obras do macro projeto de revitalização do Centro Histórico de Campos, que compreende a modernização das ruas, praças e outros próprios municipais daquela região, valorizando os traços históricos, que evidenciam mais de 300 anos de uma rica história estampada em livros, documentos antigos e, também, nas fachadas e paredes imperiais. A solenidade de inauguração foi realizada na Praça Prudente de Morais, conhecida popularmente como Praça do Chá-Chá-Chá e reuniu grande público formado por comerciários, bancários, lojistas, autoridades, profissionais liberais e outras pessoas que foram ver de perto o resultado das obras.
A prefeita Rosinha convidou para descerrar a placa inaugural o vice-prefeito Doutor Chicão, os dirigentes das entidades representativas da indústria e do comércio (Acic, CDL e Carjopa), respectivamente, Getúlio Almeida; Marcelo Mérida; Eduardo Chacur e o presidente da Câmara de Vereadores, o médico Edson Batista. A placa está afixada na parede do antigo quiosque da lanchonete Chá-Chá-Chá. No discurso, a prefeita Rosinha falou da importância da revitalização do Centro Histórico para resgatar e preservar a história de três séculos que o município tem. Doutor Chicão falou sobre as ações positivas que a prefeitura tem feito para a cidade. “Muitas ações positivas vêm acontecendo neste últimos anos. São ações de governo que mudam a situação da cidade para melhor. Somos todos uma grande família e temos motivos para nos orgulhar do desenvolvimento que vivenciamos na nossa cidade”, disse o vice-prefeito.
A prefeita Rosinha agradeceu aos comerciantes e a população que tiveram paciência durante os transtornos provocados pelas obras. “Este primeiro trecho foi o teste. Toda obra gera poeira e transtornos, mas não se faz omelete sem quebrar ovos. Estamos construindo uma nova cidade com obras nos quatro cantos e não podemos parar porque "Campos cresce muito. Uma demonstração disso é que o Boulevard Shopping se instalou na cidade e, com apenas 10 meses de funcionamento, iniciou o projeto de expansão, fato que não ocorre em nenhuma capital do Brasil, porque os casos de maiores sucessos, ocorrem com, no mínimo, dois anos”, observou a prefeita, que recebeu o agradecimento emocionado do permissionário do quiosque que sedia a tradicional lanchonete Chá-Chá-Chá, Renan Silva. "Quero agradecer à prefeitura porque, agora, estou realizando um sonho de muitos anos".
Rosinha falou sobre o crescimento da população e da necessidade de preparar a cidade para ser agradável para se viver. “Temos uma movimentação intensa de pessoas vindo trabalhar, estudar e morar na cidade. Vários hotéis estão sendo construídos na cidade e, até, no distrito de Morro do Coco. Estamos trabalhando muito para atender as demandas da cidade e proporcionar bem-estar para todos. Hoje, inauguramos agora um pedacinho do que será o Centro Histórico. Aqui, temos um grande patrimônio cultural-histórico e, por isso, todos nós temos que nos esforçar e fazer nossa parte para preservar. Já solicitei à empresa responsável pelas obras que contrate um arqueólogo para acompanhar as escavações das obras de infraesturura, porque foi encontrado trilhos de bondes, partes de um muro no subsolo e muitos objetos, inclusive cerâmicas utilizadas no sepultamento de índios”, informou a prefeita Rosinha Garotinho.
A prefeita também lembrou a inauguração do Museu de Campos, no Solar do Visconde de Araruama, e anunciou a reformulação do Shopping Popular Michell Hadad, do Mercado Municipal e da Feira Livre, já licitados, além dos demais trechos previstos no macro projeto de revitalização do Centro. A praça foi remodelada, ganhou canteiro com paisagismo, piso em pedra portuguesa, mas mantido o antigo quiosque retangular de ângulos arredondados, que abriga a tradicional lanchonete Chá-Chá-Chá, que foi remodelada e remetida ao moderno, através de um banheiro público na praça, com o pé direito mais elevado e dotado de acessibilidade para deficientes físicos, da mesma forma que a extensão da Rua Theothônio Ferreira de Araújo, entre a Rua 21 de Abril com Avenida Sete de Setembro e, a partir daí, entre a Rua Carlos de Lacerda e a Theothônio Ferreira de Araújo, que é a antiga Barão de Cotegipe.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 18:19:06 Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
- 18/07/2025 18:06:09 Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
- 18/07/2025 17:48:37 Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
1807 18h06Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
1807 17h48Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
1807 16h55Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda