Notícia no detalhe
Primeira etapa da revitalização do Centro Histórico é inaugurada
Foi inaugurada na noite desta sexta-feira (10) pela prefeita Rosinha Garotinho e pelo vice-prefeito Doutor Chicão, a primeira etapa das obras do macro projeto de revitalização do Centro Histórico de Campos, que compreende a modernização das ruas, praças e outros próprios municipais daquela região, valorizando os traços históricos, que evidenciam mais de 300 anos de uma rica história estampada em livros, documentos antigos e, também, nas fachadas e paredes imperiais. A solenidade de inauguração foi realizada na Praça Prudente de Morais, conhecida popularmente como Praça do Chá-Chá-Chá e reuniu grande público formado por comerciários, bancários, lojistas, autoridades, profissionais liberais e outras pessoas que foram ver de perto o resultado das obras.
A prefeita Rosinha convidou para descerrar a placa inaugural o vice-prefeito Doutor Chicão, os dirigentes das entidades representativas da indústria e do comércio (Acic, CDL e Carjopa), respectivamente, Getúlio Almeida; Marcelo Mérida; Eduardo Chacur e o presidente da Câmara de Vereadores, o médico Edson Batista. A placa está afixada na parede do antigo quiosque da lanchonete Chá-Chá-Chá. No discurso, a prefeita Rosinha falou da importância da revitalização do Centro Histórico para resgatar e preservar a história de três séculos que o município tem. Doutor Chicão falou sobre as ações positivas que a prefeitura tem feito para a cidade. “Muitas ações positivas vêm acontecendo neste últimos anos. São ações de governo que mudam a situação da cidade para melhor. Somos todos uma grande família e temos motivos para nos orgulhar do desenvolvimento que vivenciamos na nossa cidade”, disse o vice-prefeito.
A prefeita Rosinha agradeceu aos comerciantes e a população que tiveram paciência durante os transtornos provocados pelas obras. “Este primeiro trecho foi o teste. Toda obra gera poeira e transtornos, mas não se faz omelete sem quebrar ovos. Estamos construindo uma nova cidade com obras nos quatro cantos e não podemos parar porque "Campos cresce muito. Uma demonstração disso é que o Boulevard Shopping se instalou na cidade e, com apenas 10 meses de funcionamento, iniciou o projeto de expansão, fato que não ocorre em nenhuma capital do Brasil, porque os casos de maiores sucessos, ocorrem com, no mínimo, dois anos”, observou a prefeita, que recebeu o agradecimento emocionado do permissionário do quiosque que sedia a tradicional lanchonete Chá-Chá-Chá, Renan Silva. "Quero agradecer à prefeitura porque, agora, estou realizando um sonho de muitos anos".
Rosinha falou sobre o crescimento da população e da necessidade de preparar a cidade para ser agradável para se viver. “Temos uma movimentação intensa de pessoas vindo trabalhar, estudar e morar na cidade. Vários hotéis estão sendo construídos na cidade e, até, no distrito de Morro do Coco. Estamos trabalhando muito para atender as demandas da cidade e proporcionar bem-estar para todos. Hoje, inauguramos agora um pedacinho do que será o Centro Histórico. Aqui, temos um grande patrimônio cultural-histórico e, por isso, todos nós temos que nos esforçar e fazer nossa parte para preservar. Já solicitei à empresa responsável pelas obras que contrate um arqueólogo para acompanhar as escavações das obras de infraesturura, porque foi encontrado trilhos de bondes, partes de um muro no subsolo e muitos objetos, inclusive cerâmicas utilizadas no sepultamento de índios”, informou a prefeita Rosinha Garotinho.
A prefeita também lembrou a inauguração do Museu de Campos, no Solar do Visconde de Araruama, e anunciou a reformulação do Shopping Popular Michell Hadad, do Mercado Municipal e da Feira Livre, já licitados, além dos demais trechos previstos no macro projeto de revitalização do Centro. A praça foi remodelada, ganhou canteiro com paisagismo, piso em pedra portuguesa, mas mantido o antigo quiosque retangular de ângulos arredondados, que abriga a tradicional lanchonete Chá-Chá-Chá, que foi remodelada e remetida ao moderno, através de um banheiro público na praça, com o pé direito mais elevado e dotado de acessibilidade para deficientes físicos, da mesma forma que a extensão da Rua Theothônio Ferreira de Araújo, entre a Rua 21 de Abril com Avenida Sete de Setembro e, a partir daí, entre a Rua Carlos de Lacerda e a Theothônio Ferreira de Araújo, que é a antiga Barão de Cotegipe.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/05/2025 16:31:29 DIA D de vacinação contra a gripe mobiliza mais de 5 mil pessoas em Campos
- 11/05/2025 14:59:53 Educação lança Programa Rede de Talentos para identificar novos líderes na rede
- 11/05/2025 10:04:21 Maio Laranja: FortaleSer realiza panfletagem no Centro contra abuso infantil
- 11/05/2025 09:54:30 Semana Nacional sobre Alergia Alimentar: mais informação para tratamento adequado
- 11/05/2025 08:44:46 “Tardizinha Gospel” promete levar muito louvor e adoração ao Cais da Lapa em junho
DIA D de vacinação contra a gripe mobiliza mais de 5 mil pessoas em Campos
1105 10h04Maio Laranja: FortaleSer realiza panfletagem no Centro contra abuso infantil
1105 09h54Semana Nacional sobre Alergia Alimentar: mais informação para tratamento adequado
1005 15h07Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
1105 14h59Educação lança Programa Rede de Talentos para identificar novos líderes na rede
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore
6Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto