Notícia no detalhe
Comemoração pelo Dia da Vitória na Praça São Salavador
Na manhã desta quarta-feira (08) foi comemorado a Dia da Vitória, já que há exatos 67 anos, o mundo celebrava o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa. A data foi lembrada e festejada numa solenidade que aconteceu na Praça do Santíssimo Salvador, junto ao monumento ao Soldado Desconhecido, em homenagem aos ex-combatentes campistas que lutaram na guerra.
- Este dia não deve ser esquecido, principalmente, por nós brasileiros, que tivemos uma atuação importante e destacada, onde conseguimos num período difícil mostrar o valor do soldado brasileiro e da sociedade brasileira como um todo, no esforço que foi para a democracia naquela época – explicou o sub-comandante do 56º Batalhão de Infantaria, Nilton César Dário.
O secretário municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares, também lembrou da importância da data. “A importância que tem esta solenidade é mostrar aos mais jovens um momento importante na historia mundial. Eu acredito que nós não teríamos toda estas grandeza democrática no Ocidente se não fosse a participação dos pracinhas brasileiros, dando o apoio a todo projeto beligerante da segunda guerra mundial junto com os aliados. A importância é muito mais de ficção de memória. A cidade não pode perder a dimensão histórica, as novas gerações precisam estar atentas se hoje elas tem toda modernidade, desenvolvimento da tecnologia, entre outras coisas, é devido a grande participação dos pracinhas brasileiros nesta segunda guerra mundial”, declarou Orávio de Campos.
O coordenador de Segurança e Ordem Pública, coronel Alcemir Pascoutto, esteve presente na solenidade e também ressaltou a importância do dia. “A cada ano devemos homenagear e renovar o nosso olhar de respeito e agradecimento a todos os combatentes que participaram deste leito em defesa da paz mundial”, disse Pascoutto.
João José Cruz, 93, ex-combatente, falou da sua alegria em estar mais um ano participando desta data. “Eu ainda estou junto de vocês, participando desta solenidade tão bonita. É um orgulho e um privilégio aos 93 anos estar vivendo isso ainda, muitos de meus amigos já se foram, mas eu estou aqui, e pretendo estar mais um vez no ano que vem mostrando a minha participação em defesa do nosso pavilhão”, declarou o ex-combatente.
Na solenidade estiveram presentes, ainda, o Exército, Companhia de Fuzileiros com seus 150 militares, Grupamento de Bombeiros, Banda de Fanfarra do 8º Batalhão da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, além dos diversos convidados da Marinha e da Capitania dos Portos, além dos principais homenageados do dia, os ex-combatentes, representados pela Associação dos Ex-combatentes do Brasil, Campos dos Goytacazes.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/10/2025 09:27:45 Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
- 11/10/2025 20:46:21 Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
- 11/10/2025 17:04:40 Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
- 11/10/2025 11:46:15 Museu Histórico de Campos recebe apresentação do espetáculo “Rua das Cabeças”
- 11/10/2025 08:32:37 Hemocentro convoca doadores de sangue com fator RH negativo
Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
1110 20h46Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
1110 17h04Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
1110 11h46Museu Histórico de Campos recebe apresentação do espetáculo “Rua das Cabeças”
1110 08h32Hemocentro convoca doadores de sangue com fator RH negativo
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município