Notícia no detalhe
Visa realiza palestra para microempreendedores da Codemca
A equipe do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde da Vigilância Sanitária (IEC-Visa) realizou palestra sobre Contaminação Alimentar e Boas Práticas Higiênico Sanitária nesta terça-feira (07), direcionada aos microempreendedores encaminhados pela Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca). A palestra foi ministrada pelos fiscais de saúde pública, o médico veterinário, Vinícius Alves, e a assistente social, Cláudia Paravidino.
- Inicialmente enfocamos as atribuições da Visa/Campos. Logo depois, abordamos temas quanto à higiene pessoal, uso de EPI, manutenção da limpeza do local de trabalho, a importância da dedetização e desratização (firma credenciada), uso adequado da água, limpeza de caixa d’água, armazenamento de alimentos, higiene dos utensílios utilizados, cuidados com resíduos de alimentos para que não atraia vetores como: rato, formigas, mosca etc - , diz Cláudia Paravidino.
A assistente social ressaltou, também, a importância dos procedimentos no preparo, manipulação, acondicionamento, aquecimento e transporte, além de procedimentos para que não haja risco a saúde, tanto dos profissionais manipuladores dos alimentos, quanto dos consumidores. “É com trabalho em equipe, comprometimento, responsabilidade, por parte de todos que alcançaremos um resultado final positivo”, acrescentou Cláudia.
- O trabalho do Setor de Informação da Vigilância Sanitária é de extrema importância para que os futuros empreendedores do setor alimentício estejam atualizados em relação às leis municipais. As orientações passadas pelos profissionais colaboram para que os manipuladores exerçam suas funções de forma mais cuidadosa e atenciosa ao prepararem os alimentos que irão ofertar aos seus clientes -, explica Vinícius Alves.
O diretor da Visa/Campos, Élden Pereira, diz que as regras da Vigilância Sanitária devem ser colocadas na prática cotidiana, para que não haja contaminação alimentar e, posteriormente, adquirir bactérias nocivas à saúde. “A higienização das mãos é fator primordial para que tais riscos sejam amenizados. A citada capacitação é obrigatória, uma vez que o certificado oferecido é um dos documentos exigidos pela VISA e acontece na sede da instituição”, diz Élden.
Os encontros realizados vêm sendo bem aceitos pelo público alvo, que demonstra interesse na melhoria do que, até então, considerava correto, interagindo, realizando perguntas, retirando dúvidas, correspondendo assim, nossa proposta.
- Cabe ressaltar que, durante as intervenções por parte da fiscalização da Visa, já pode ser percebida a melhoria da qualidade dos serviços prestados por parte dos estabelecimentos referentes ao gênero alimentício, após a orientação que vem sendo oferecida pela Vigilância Sanitária, por intermédio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde - finaliza Élden.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
- 22/11/2025 09:25:33 Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
2211 09h25Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















