Notícia no detalhe
Em 24horas, nível do Rio Ururaí volta a subir e Paraíba desce
O nível do Rio Ururaí voltou a subir de acordo com medição feita na manhã deste domingo (31). De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, Henrique Oliveira, hoje, o rio estava medindo 3,44 metros, tendo subido quatro centímetros em relação ao mesmo período de sábado (30). Quanto ao Rio Paraíba do Sul, o nível baixou e a medição registrou 7,60 metros. Na manhã de manhã, o registro feito foi de 8,40 metros. As cinco famílias de Ururaí que tiveram as casas invadidas pela água continuam abrigadas na Escola Pequeno Frederico. Nesta segunda-feira (1º), uma equipe do Departamento de Gestão da Secretaria de Educação visitará a unidade para avaliar a situação e tomar providências para não prejudicar o calendário escolar dos alunos da unidade. Nesta segunda-feira, não haverá aulas.
Devido à falta de limpeza do Canal de Tócos, as águas não conseguiram prosseguir seu curso natural até chegar à Lagoa Feia e ocorreu transbordamento neste sábado (30) em diversos pontos, com a invasão de pastagens de áreas de cultivo da cultura branca, na localidade do Carvão e proximidades de Caxias de Tócos. Em uma das propriedades, todo o gado teve que ser levado para uma fazenda vizinha, para evitar o risco de afogamento. O secretário de Defesa Civil informou que o problema ocorre porque o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) não realizou as obras de dragagem necessárias para o período das águas, tendo em vista que o leito do canal está assoreado há cerca de três anos e com muito mato, o que impede a passagem das águas que o Canal de Tócos recebe do Canal Campos-Macaé e também das águas das intensas chuvas que caem nas regiões de topografia mais baixas e que são drenadas para o Canal de Tócos, que aduz todas as águas em excesso para a Lagoa Feia.
- O que falta no Canal de Tócos é a dragagem e, para solucionar o problema, vamos nos reunir com o secretário de Obras e Urbanismo, Edilson Peixoto, na segunda-feira para tentarmos entendimento com o Inea e, no caso do órgão estadual autorizar, certamente, que a prefeita Rosinha Garotinho vai autorizar realizar obra de emergência, no sentido de desobstruir os pontos mais assoreados do Canal, de forma que a água tenha passagem”, informou o secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira.
A remoção dos animais tem provocado transtornos e prejuízos para os pecuaristas, tendo em vista que, por causa da distância, a ordenha fica suspensa e, conseqüentemente, também fica paralisada a produção de queijo. A criação de outros animais como aves (galinhas, patos), suínos (porcos) e caprinos (cabras e ovelhas) também fica prejudicada porque o acesso até o local de venda fica comprometido com o grande volume de água.
Canaviais com produção comprometida - Também estão com perdas os produtores rurais do setor canavieiro e de grãos. Várias áreas de cultivo de cana e de milho, aipim e batata-doce estão debaixo dágua. A solução é a limpeza do Canal, ou seja, a dragagem. Como a safra já está em andamento, as canas nos canaviais alagados vão perder sacarose.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 16:40:37 Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
- 18/09/2025 15:43:42 Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
- 18/09/2025 15:04:20 Agricultura conclui limpeza do Canal do Ermo e beneficia produção agropecuária
- 18/09/2025 14:26:45 Centro de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado no sábado e domingo
- 18/09/2025 13:29:55 Aposentados e pensionistas nascidos em setembro devem fazer prova de vida até dia 30
Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
1809 15h43Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
1809 15h04Agricultura conclui limpeza do Canal do Ermo e beneficia produção agropecuária
1809 14h26Centro de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado no sábado e domingo
1809 13h29Aposentados e pensionistas nascidos em setembro devem fazer prova de vida até dia 30
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles