Notícia no detalhe
Defesa Civil: Nível dos rios baixa mas alerta continua
A Defesa Civil de Campos mantém o estágio de alerta. De acordo com informações do secretário Henrique Oliveira, o Rio Paraíba do Sul que, na manhã de sexta-feira (29) atingiu a cota de 8,40m, está em baixa, e, ao meio-dia deste sábado de Páscoa (30), o registro foi de 8m. No distrito de Ururaí, onde a Defesa Civil removeu cinco famílias na Comunidade da Ilha, o nível do Rio de mesmo nome também está em baixa. A cota verificada no mesmo horário foi de 3,40m.
Henrique Oliveira informou que, no momento, não há necessidade de remover mais famílias, o que somente seria necessário caso o nível das águas atingisse a cota de 3,50m naquela comunidade. "Para que as cinco famílias possam retornar às suas casas, será necessário que o nível do Ururaí baixe para a cota de 3m", informa.
As cinco famílias estão alojadas em escolas da rede municipal em Ururaí, portanto, próximo das residências das famílias que foram removidas com seus móveis por medida de segurança. Na enchente de 2010, centenas de pessoas foram removidas da Comunidade da Ilha, mas agora a situação é bem mais tranquila, porque as famílias em situação de risco iminente, que estavam com suas casas e barracos nas áreas alagadiças, onde no passado era caixa do Rio Ururaí, já foram removidas para casas dos condomínios do Programa Morar Feliz e hoje estão vivendo em moradias dignas, em bairros planejados, com toda infraetrutura, sem riscos de transbordamento de fossas, já que os novos bairros contam com saneamento básico.
- As casas foram construídas em local de topografia elevada e com sistema de coleta de esgoto e de drenagem -, detalhou o secretário da Defesa Civil de Campos, Henrique Oliveira.
Ele explicou que os rios estão sendo monitorados em diferentes pontos. “Estamos monitorando o Rio Ururaí na sua cabeceira, que é na saída da Lagoa de Cima e, da mesma forma que o Rio Paraíba do Sul, tanto na região Noroeste, a partir de Itaocara, como na embocadura do Rio Muriaé, na chegada em Campos, onde ele deságua. Muita água
desce da Zona da Mata Mineira no Rio Paraíba do Sul, mas tanto o Paraíba do Sul como o Muriaé estão estáveis”, concluiu Henrique Oliveira.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 16:40:37 Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
- 18/09/2025 15:43:42 Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
- 18/09/2025 15:04:20 Agricultura conclui limpeza do Canal do Ermo e beneficia produção agropecuária
- 18/09/2025 14:26:45 Centro de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado no sábado e domingo
- 18/09/2025 13:29:55 Aposentados e pensionistas nascidos em setembro devem fazer prova de vida até dia 30
Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
1809 15h43Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
1809 15h04Agricultura conclui limpeza do Canal do Ermo e beneficia produção agropecuária
1809 14h26Centro de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado no sábado e domingo
1809 13h29Aposentados e pensionistas nascidos em setembro devem fazer prova de vida até dia 30
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles