Notícia no detalhe
I Fórum para Inclusão da Pessoa com Deficiência aconteceu hoje
O I Fórum Municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência aconteceu na manhã desta sexta-feira (22), no auditório do Ministério Público Estadual, promovido pela secretaria municipal da Família e Assistência Social, através do Programa Campos para Todos. No Fórum, espaço de discussão da sociedade civil organizada, foram levantados os avanços, demandas e deficiências neste campo de atendimento.
- A nossa proposta é estar fomentando essa discussão para que, a partir daí, a sociedade civil busque os seus conselheiros e representantes que farão parte do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Essa é uma forma da pessoa com deficiência lutar pelos seus direitos, sempre com o apoio da prefeitura. Nós promovemos políticas públicas efetivas e eficazes e, para isso, precisamos ouvir quem precisa dessas políticas. O Fórum é a iniciação disso tudo e o conselho é o espaço onde essas discussões irão acontecer - ressaltou a secretária Izaura Freire.
Após abertura solene, houve a execução do Hino Nacional, com as crianças da Apoe do coral Vendo Vozes, além de palestra com o tema “Direitos da Pessoa com Deficiência”, ministrada pelo presidente do Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Renato Gonçalves. E, ainda, apresentação cultural do Educandário São José Operário. Foi feita, também, a leitura e aprovação do regime interno do conselho e a eleição e composição do primeiro Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência da gestão 2013/2015, finalizando com a divulgação do resultado final da eleição.
Representantes de diversos órgãos como o presidente da OAB, Carlos Fernando Monteiro; o presidente do Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Renato Gonçalves; a psicóloga especialista em atendimento a criança e ao adolescente, Bruna Poli, além da secretaria municipal de Família e Assistência, Izaura Freire, participaram da mesa principal.
- Já há alguns anos várias causas foram sendo defendidas para o conselho de deficiência. O município, através da Prefeita Rosinha Garotinho solicitou o levantamento de criação e instalação do conselho. Uma parceria foi feita também com o Ministério Público, que já estava atuando com várias audiências para que o edital fosse publicado. As entidades e usuários fizeram a inscrição e foram habilitados pelo processo – explicou a secretária executiva do Conselho Municipal de Assistência Social, Fernanda Agrain.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 09:39:05 Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
- 18/07/2025 08:10:48 Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
1807 08h10Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
1707 17h30Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda