Notícia no detalhe
I Fórum para Inclusão da Pessoa com Deficiência aconteceu hoje
O I Fórum Municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência aconteceu na manhã desta sexta-feira (22), no auditório do Ministério Público Estadual, promovido pela secretaria municipal da Família e Assistência Social, através do Programa Campos para Todos. No Fórum, espaço de discussão da sociedade civil organizada, foram levantados os avanços, demandas e deficiências neste campo de atendimento.
- A nossa proposta é estar fomentando essa discussão para que, a partir daí, a sociedade civil busque os seus conselheiros e representantes que farão parte do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Essa é uma forma da pessoa com deficiência lutar pelos seus direitos, sempre com o apoio da prefeitura. Nós promovemos políticas públicas efetivas e eficazes e, para isso, precisamos ouvir quem precisa dessas políticas. O Fórum é a iniciação disso tudo e o conselho é o espaço onde essas discussões irão acontecer - ressaltou a secretária Izaura Freire.
Após abertura solene, houve a execução do Hino Nacional, com as crianças da Apoe do coral Vendo Vozes, além de palestra com o tema “Direitos da Pessoa com Deficiência”, ministrada pelo presidente do Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Renato Gonçalves. E, ainda, apresentação cultural do Educandário São José Operário. Foi feita, também, a leitura e aprovação do regime interno do conselho e a eleição e composição do primeiro Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência da gestão 2013/2015, finalizando com a divulgação do resultado final da eleição.
Representantes de diversos órgãos como o presidente da OAB, Carlos Fernando Monteiro; o presidente do Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Renato Gonçalves; a psicóloga especialista em atendimento a criança e ao adolescente, Bruna Poli, além da secretaria municipal de Família e Assistência, Izaura Freire, participaram da mesa principal.
- Já há alguns anos várias causas foram sendo defendidas para o conselho de deficiência. O município, através da Prefeita Rosinha Garotinho solicitou o levantamento de criação e instalação do conselho. Uma parceria foi feita também com o Ministério Público, que já estava atuando com várias audiências para que o edital fosse publicado. As entidades e usuários fizeram a inscrição e foram habilitados pelo processo – explicou a secretária executiva do Conselho Municipal de Assistência Social, Fernanda Agrain.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2026 19:04:35 Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
- 01/05/2026 19:03:06 Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
- 01/05/2026 12:30:48 Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
- 01/05/2026 10:05:19 Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
- 01/05/2026 09:37:22 Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
0105 19h03Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
0105 12h30Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
0105 10h05Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
0105 09h37Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















