Notícia no detalhe
Campos marca Dia Internacional Contra Discriminação Racial
O Dia Internacional contra a Discriminação Racial – 21 de março – será marcado em Campos, pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR), nesta quinta-feira (21) e na sexta-feira (22), com a distribuição de panfletos explicativos sobre a data. A panfletagem será feita às 11h e às 17h, na Rodoviária Roberto Silveira, Terminal Rodoviário Urbano Luís Carlos Prestes, Praça São Salvador e em escolas.
Segundo a presidente do CMPIR, Salvadora Maria Ribeiro de Souza, a maior ênfase é com relação à Lei 7.716/89, de combate ao racismo, instituída pela União, a fim de promover o bem todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. De acordo com a lei, a pena para quem cometer estes tipos de discriminação varia de dois a cinco anos de reclusão, além de multa.
A lei também prevê como crime, qualquer conduta que impeça ou dificulte o livre acesso a lugares públicos ou de finalidades públicas (restaurantes, bares, hotéis), ao ensino, a cargos, funções ou empregos públicos ou privados e ao uso de transportes públicos, devido à raça, etnia, religião ou procedência da pessoa.
- O Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 21 de novembro de 1969, passou a vigorar no Estado do Rio por meio de decreto instituído pelo então governador Leonel Brizola, a pedido do deputado federal Abdias Nascimento, em 22 de março de 1983 – informa a presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 09:39:05 Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
- 18/07/2025 08:10:48 Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
1807 08h10Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
1707 17h30Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda