Notícia no detalhe
Milhares “Em defesa dos royalties e da Constituição”
Mais de 30 mil pessoas lotaram a Praça São Salvador para participarem do ato público “Em defesa dos royalties e da Constituição”, realizado nesta sexta-feira (15). A concentração foi em frente à Câmara de Vereadores. De lá, a prefeita Rosinha Garotinho e o vice-prefeito, Doutor Chicão, se juntaram à multidão, que partiu em marcha pela Avenida Alberto Torres até a Praça. Deputados federais, estaduais, vereadores de Campos e de outros municípios, vice-prefeitos e representantes da sociedade civil organizada estiveram presentes dando seu apoio ao movimento.
A manifestação foi aberta com a multidão cantando o Hino Hacional, tendo às mãos a capa da Constituição Federal, e encerrada com o Hino da Independência. Em seu discurso, a prefeita citou cada um dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e pediu que “façam valer a Justiça”. Ela demonstrou otimismo, disse acreditar que nas próximas horas a situação poderá ser revertida no STF. “Se preciso, vamos a Brasília, mas acredito que nas próximas horas o Supremo poderá dar uma liminar dizendo que os royalties são dos produtores”, afirmou.
O deputado federal Anthony Garotinho disse que o ato estava sendo realizado em defesa da Constituição do país. “Esse ato não é uma festa, todos os que estão aqui, estão aqui para fazer valer a Constituição do Brasil”. Também deputado federal, Paulo Feijó afirmou acreditar numa decisão favorável aos estados e municípios produtores por parte do Supremo. “Vão prevalecer nossos direitos”. Já a deputada estadual, Clarissa Garotinho, disse que o povo estava na Praça para mandar um recado ao STF e ao Congresso Nacional: “Queremos Justiça”.
Outro deputado estadual presente, Geraldo Pudim lembrou que a prefeita Rosinha vinha alertando desde 2009 que a questão dos royalties do petróleo ia parar no Supremo. “É uma situação que sabíamos onde iria parar”. João Peixoto, também deputado estadual, disse ser importante que Brasília saiba que em Campos o povo está unido para que a Justiça seja feita. Nesta sexta-feira foi publica no Diário Oficial da União a lei aprovada na semana passada no Congresso Nacional redistribuindo os royalties do petróleo entre os mais de 5 mil municípios brasileiros. Além dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), também, entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adins).
Últimas Notícias adicionadas
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
- 16/05/2025 15:57:42 Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
- 16/05/2025 15:24:29 Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
- 16/05/2025 14:52:20 Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
1605 15h57Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
1605 15h24Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
1605 14h52Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa