Notícia no detalhe
Nascer em Campos orienta mães nos cuidados com o bebê
Dando continuidade ao trabalho de rotina, equipes do Projeto Nascer em Campos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), visitaram, nesta terça-feira (25), a maternidade do Hospital Santa Casa de Misericórdia, para informar às mães a respeito da amamentação, incentivar o registro civil, orientar as mães quanto aos primeiros cuidados com o bebê e sobre as primeiras vacinas, cadastrar os recém-nascidos e vaciná-los contra hepatite B ainda na maternidade. Uma novidade do projeto para o próximo semestre é a aplicação das doses da vacina BCG, que previne contra a tuberculose, nas maternidades.
Para a mãe de primeira viagem, Alessandra Mota, é importante que a Secretaria de Saúde incentive as mães a amamentar. “Aprendi mais um pouco hoje. Pretendo amamentar meu filho até quando ele pedir”, disse. Clélia Simon, que deu à luz ao segundo filho há 3 dias, também aprovou o programa. “Muitas mães têm preguiça de amamentar e acham que vão ficar mais feias por isso. O projeto ajuda a quebrar muitos mitos”, ressaltou.
Durante a visita, as mães receberam material informativo sobre os 10 mandamentos da amamentação, cuidados com a higiene, horários de alimentar, melhor maneira de colocar o bebê para dormir e alimentação pós-amamentação. A equipe também distribui kits com soro de reidratação oral. “O leite materno tem anticorpos que ajudam a prevenir a mãe contra doenças como o câncer de mama e de ovário, além de prevenir o bebê contra hipertensão e diabetes”, disse a enfermeira do projeto, Maria das Graças Constantino.
De janeiro a abril deste ano cerca de 2.900 crianças foram beneficiadas com os serviços do Nascer em Campos. Segundo outra enfermeira do projeto, Renata Estrela, de acordo com o Ministério da Saúde, 92% dos casos de mortalidade associados ao ciclo gravídico-puerperal (entre a gestação e as 24 horas após o parto), são evitáveis com ações de prevenção e promoção da saúde.
Sobre a mortalidade em crianças menores de um ano, 52% acontecem no período neo-natal associado à gestação, parto e puerpério. “As mães já saem das maternidades com teste do pezinho agendado e com orientações a respeito da vacina Prevenar”, disse Renata, que também orientou as mães quanto à doação do leite materno.
Todas as maternidades da cidade, em hospitais públicos e privados, contam com o projeto, que integra o Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (Paisca) da Secretaria de Saúde. “Nosso objetivo é indicar os locais onde as crianças podem ser vacinadas e garantir que elas já saiam da maternidade imunizadas contra hepatite B”, explicou a pediatra e coordenadora do programa, Nazaré Félix Machado.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/05/2025 14:11:23 CadÚnico: Distribuição para Mutirão de Atualização de Travessão nesta terça-feira
- 19/05/2025 11:52:17 FortaleSER promove ação do Maio Laranja na BR 101, com apoio da PRF
- 19/05/2025 11:03:26 Espaço da Oportunidade com 338 vagas de emprego nesta semana
- 19/05/2025 10:06:04 Procon Campos já aplicou quase R$ 10 milhões em multas contra a Enel neste ano
- 19/05/2025 09:16:40 Divulgado resultado parcial dos projetos submetidos no Programa Mais Ciência
CadÚnico: Distribuição para Mutirão de Atualização de Travessão nesta terça-feira
1905 11h52FortaleSER promove ação do Maio Laranja na BR 101, com apoio da PRF
1905 11h03Espaço da Oportunidade com 338 vagas de emprego nesta semana
1905 10h06Procon Campos já aplicou quase R$ 10 milhões em multas contra a Enel neste ano
1905 09h16Divulgado resultado parcial dos projetos submetidos no Programa Mais Ciência
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa