Notícia no detalhe
Mulher no volante e na cooperativa do transporte alternativo
Se para muitas mulheres assumir o volante de um veículo de transporte público já seria uma tarefa difícil, para Rosana Moreira, que se dedica à função há 13 anos, dividir a responsabilidade de prestar o serviço à população, com a presidência da própria cooperativa que regula o transporte na Baixada Campista, já se tornou uma rotina.
Ela não foi a primeira a assumir o volante de uma das vans do transporte alternativo. É antiga a dedicação das mulheres ao trabalho na rota entre Campos e a praia do Farol de São Thomé e a pioneira neste trabalho foi Olinda Betty, que hoje já não se dedica à tarefa diária.
Para Rosana, que trabalha diariamente nesta rota e ainda representa os cooperativados nas decisões relativas à categoria, a função veio automaticamente pela necessidade do trabalho mas, principalmente, por gostar do que faz. Ela se dedica 14 horas por dia ao trabalho e ainda tem que dar conta dos afazeres domésticos ao retornar à casa, onde tem a tarefa de dona de casa para cumprir.
No Dia Internacional da Mulher, ela é mais um exemplo do trabalho diário em Campos, de profissionais que todos os dias tem que enfrentar os problemas do trânsito e que teve que romper barreiras para chegar à posição que alcançou.
- Ainda é pequeno o número de mulheres que se aventuram na profissão, mas poucas suportariam o trabalho diário no ritmo que ele exige. É preciso ter coragem e empenho e, também, muita determinação para enfrentar os problemas do dia a dia da profissão – declarou Rosana.
Hoje ela aparece com destaque entre os motoristas do transporte alternativo, mas reconhece que ainda existe muito preconceito, não apenas com relação à sua profissão, mas no trabalho exercido pelas mulheres em vários ramos de atividade. “Na minha profissão sempre existiu esse preconceito, já que muitos passageiros entram na van, desconfiados por ser ume mulher ao volante. Mas ao final do trajeto, sempre recebo elogios de quem antes desconfiava. Isso já encaro como normalidade”, disse ela.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/03/2026 16:55:52 Edital do Programa Mais Ciência na Escola com 400 bolsas e 100 taxas de bancada
- 11/03/2026 15:53:48 Proapar realiza ação de conscientização sobre direitos das mulheres para pacientes
- 11/03/2026 14:37:30 Secretaria de Saúde participa do Comando de Saúde nas Rodovias da PRF nesta quinta
- 11/03/2026 12:28:25 Ciclo de oficinas sobre projetos culturais para artesãos em parceria com o Sebrae
- 11/03/2026 10:46:24 PF e Educação vão implantar Projeto Guardiões da Infância na rede municipal
Edital do Programa Mais Ciência na Escola com 400 bolsas e 100 taxas de bancada
1103 15h53Proapar realiza ação de conscientização sobre direitos das mulheres para pacientes
1103 14h37Secretaria de Saúde participa do Comando de Saúde nas Rodovias da PRF nesta quinta
1103 12h28Ciclo de oficinas sobre projetos culturais para artesãos em parceria com o Sebrae
1103 10h46PF e Educação vão implantar Projeto Guardiões da Infância na rede municipal
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Campos divulga programação cultural e carnavalesca de 11 a 17 de fevereiro
5Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
6Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 13, 16 e 18 de fevereiro




















