Notícia no detalhe
Prefeitura mobiliza lojistas no combate ao mosquito da dengue
Para evitar uma grande epidemia da dengue, doença que todo ano mata milhares de pessoas em todo o Brasil, a Prefeitura de Campos mobiliza também a sociedade civil para conscientizar trabalhadores sobre a necessidade da participação de todos no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus. Na noite desta quarta-feira (06), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), técnicos da Secretaria de Saúde e do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) fizeram exposição sobre o sorotipo 4, presente no município. E, ainda, sobre a importância da participação de todos os trabalhadores, a exemplo dos comerciários, no sentido de atuarem na eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor da doença nos seus respectivos ambiente de trabalho.
Os técnicos da Secretaria de Saúde e do CCZ, bem como o secretário de Governo, Suledil Bernardino, o diretor do Centro de Referência da Dengue, Luiz José de Souza, e o diretor do CCZ, Eufrázio Lisboa dos Santos, foram recepcionados pelo presidente da CDL, Marcelo Mérida, além de demais dirigentes que, junto de um expressivo número de lojistas, assistiram a palestra sobre a variação do vírus, sua transmissão através do mosquito e como o inseto se reproduz tão rapidamente em ralos, abertura de tubulações, lajes, caixas dágua e objetos em áreas externas ou internas que, uma vez com água ou até mesmo úmidas, como uma simples casca de ovo num recanto de lanchonete, pode ser um ponto de proliferação do Aedes Aegypti, já que os minúsculos ovos de apenas um mosquito, geram até 1500 novos insetos transmissor da doença.
- É preciso a participação de todos. Sabe-se que 80% dos focos do mosquito encontra-se no interior dos estabelecimentos comerciais e residências. Se a população apenas ficar esperando pelo CCZ ou outro órgão público, o comércio vai ressentir do número de pessoas em licença médica. O número de atestados vai aumentar e a pessoa acometida pelo dengue precisa de repouso - alertou o médico Luiz José de Souza, autoridade no tratamento da doença.
O presidente da CDL, Marcelo Mérida, acolheu a proposta apresentada pelo governo municipal e colocou a entidade à disposição para que em parceria com o poder público, possa realizar uma ação ampla de mutirão no Centro da cidade, com agentes do CCZ e participação dos lojistas e comerciários. A data da ação conjunta será definida após contatos do presidente da CDL com a representatividade da entidade, e divulgada antecipadamente ao evento.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
- 16/05/2025 15:57:42 Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
- 16/05/2025 15:24:29 Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
- 16/05/2025 14:52:20 Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
1605 15h57Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
1605 15h24Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
1605 14h52Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa