Notícia no detalhe
Programa modelo poderá ser implantado em Campos
Um programa de coleta seletiva de lixo vai ser elaborado pela secretaria municipal de Serviços Públicos, para ser executado nos próximos quatro anos, através da concessionária de limpeza pública do município, a Vital Engenharia. Na semana passada, o secretário Zacarias Albuquerque, junto com a secretária da Família e Assistência Social, Izaura Freire, esteve em Porto Alegre para conhecer de perto o programa local, implantado há 22 anos e que já se tornou referência para muitos outros municípios do país.
Em Porto Alegre, explica Zacarias Albuquerque, o programa abrange 100% do município, atuando em bairros, distritos e logradouros. Mas, em Campos, inicialmente a idéia é fazer um programa que se chegue a, pelo menos, 80% de abrangência em todo o município. De acordo com o secretário, técnicos estão fechando um planejamento que, posteriormente, será levado à apreciação do governo e, assim, podendo ser colocado em prática.
Hoje em Campos a coleta seletiva é feita em cerca de 10% do município, ficando o restante por conta dos sucateiros, catadores e outros. “Um programa como esse vai trazer benefícios ao meio ambiente, sem falar o ganho econômico, já que quase todo o material coletado está na cadeia de reciclagem, que vai se desdobrar em emprego, entre outros”, acrescenta o secretário.
- A coleta é um ato e implica em estruturar a segunda cadeia, que a triagem, o beneficiamento e a comercialização do material, que se dá através de uma usina de triagem. Pretendemos construir pequenas unidades e trabalhar, também, com associações comunitárias, entre outros – explica Zacarias Albuquerque.
Lado social do programa – A secretária Izaura Freire, explica que na política de reciclagem de Porto Alegre, há um fortalecimento do quesito sustentabilidade quando direciona, a associações de catadores, o material reciclável coletado. Essas associações são autônomas e autogestoras, características que contribuem substancialmente para o protagonismo das famílias que participam daquelas associações. “Foi interessante a nossa visita, pois jogou luz em alguns pontos que considerávamos confusos e obscuros quando discutíamos, no âmbito da secretaria, a abordagem socioassistencial na perspectiva da política de resíduos sólidos de Campos, que é conduzida pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos”, finalizou a secretária.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/03/2026 10:02:53 Domingo em Família deste fim de semana em frente ao novo Parque Ecológico
- 14/03/2026 09:33:50 Mini conferência vai eleger representantes para o Conselho Municipal de Cultura
- 14/03/2026 09:07:10 Escola Carlos Chagas será inaugurada nesta segunda após reforma e ampliação
- 13/03/2026 18:28:30 Agentes de Combate às Endemias começam a ser vacinados contra a dengue
- 13/03/2026 17:53:18 Terceira Idade encerra programação pelo Dia das Mulheres com evento no Tamandaré
Domingo em Família deste fim de semana em frente ao novo Parque Ecológico
1403 09h33Mini conferência vai eleger representantes para o Conselho Municipal de Cultura
1403 09h07Escola Carlos Chagas será inaugurada nesta segunda após reforma e ampliação
1303 18h28Agentes de Combate às Endemias começam a ser vacinados contra a dengue
1303 17h53Terceira Idade encerra programação pelo Dia das Mulheres com evento no Tamandaré
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















