Notícia no detalhe
Espaço de Apoio à Aprendizagem já atendeu mais de mil alunos
O Espaço Multiprofissional de Apoio à Aprendizagem (EMAA), da Secretaria Municipal de Educação (Smec), já atendeu mais de mil alunos. O projeto atende não só aos alunos, mas aos pais e professores deles, através do projeto, que tem o objetivo de atender crianças com dificuldade de aprendizagem, dislexia, déficit de atenção, entre outros transtornos, auxiliando a criança a deslanchar na aprendizagem e também na questão da dificuldade de linguagem, caso o problema não seja relacionado à saúde.
O projeto conta com uma equipe de profissionais qualificados, como psicólogas, fonoaudiólogas, psicopedagogas e fisioterapeutas, para atender a demanda dos alunos, além de trabalhos complementares de musicoterapia. “Orientamos os professores e pais dos alunos sobre como lidar com as crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, para que estes alunos tenham um bom desenvolvimento escolar”, frisa a diretora do Departamento Multiprofissional da Smec, Rita Chardelli.
Segundo a dona de casa, Jociana Magalhães Marques, de 32 anos, este trabalho melhorou o desenvolvimento das filhas dela, que têm necessidades especiais, no aprendizado escolar. “Minhas filhas melhoram muito e evoluíram, depois dos atendimentos. Elas tinham muita dificuldade na leitura e na escrita e agora, dá pra ver que avançaram muito”, conta a mãe de Ana Carolina, de 12 anos, aluna do 5º ano da Escola Municipal Albertina Azeredo Venâncio, de Travessão; e de Karolyne, de 10 anos, aluna do Programa de Aceleração da Aprendizagem (PAAI), da Escola Municipal José Giró Faísca, também situada em Travessão.
A fonoaudióloga Isabela Brandt destaca que o trabalho do EMAA é feito a partir da análise dos relatórios enviados pelas professoras das escolas da rede. Caso existam alunos com dificuldade no aprendizado, é marcada uma entrevista entre a psicóloga, os pais ou responsáveis e o aluno.
- É um atendimento diferenciado de uma unidade básica de saúde, pois atuamos através desta interlocução com a escola. Assim, será mais fácil identificar qual a necessidade de cada aluno - explica a fonoaudióloga, ressaltando que são realizadas visitas periodicamente às escolas, a fim de observar as necessidades das unidades.
O Espaço Multiprofissional de Apoio à Aprendizagem funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Rua Lacerda Sobrinho, anexo à Escola Municipal Cemstiac, no Centro. O EMAA foi criado em 2010.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/10/2025 16:02:37 Formalização em alta: Fundecam impulsiona empreendedores em Campos
- 08/10/2025 15:27:20 Dores de Macabu recebe a 63ª edição do Social + Perto no dia 14
- 08/10/2025 14:37:07 Guarda Civil leva ações do "GCM na Praça" à Cidade da Criança neste sábado
- 08/10/2025 10:21:55 Seduct faz ações para dinamizar Educação Especial e Inclusiva nas escolas municipais
- 08/10/2025 10:02:41 CCZ realiza novos mutirões de combate à dengue e outras arboviroses nesta sexta
Formalização em alta: Fundecam impulsiona empreendedores em Campos
0810 15h27Dores de Macabu recebe a 63ª edição do Social + Perto no dia 14
0810 14h37Guarda Civil leva ações do "GCM na Praça" à Cidade da Criança neste sábado
0810 10h21Seduct faz ações para dinamizar Educação Especial e Inclusiva nas escolas municipais
0810 10h02CCZ realiza novos mutirões de combate à dengue e outras arboviroses nesta sexta
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
5Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município