Notícia no detalhe
Procon/Campos: audiência no MP por expansão de telefonia celular
A secretaria municipal de Direitos do Consumidor (Procon/Campos) vai intensificar a solicitação da implantação de serviço de telefonia celular em localidades distantes da sede do município. Para isso, o órgão vai participar, no próximo dia seis de março, de uma audiência pública na sede do Ministério Público de Campos. O objetivo é instrumentalizar a sua participação com uma equipe de técnicos, que já está em visita a essas comunidades.
De acordo com a secretária-executiva do Procon/Campos, Rosangela Tavares, é evidente que esse serviço é essencial, mesmo que ainda não haja consenso em todas as esferas judiciais.
— Temos que ter em mente que essas comunidades, por sua localização geográfica, já vivem isoladas e a falta de acesso a esse importante serviço aumenta a desigualdade para esses cidadãos. As operadoras só querem atuar em comunidades que dão retorno imediato, deixando de lado que a essencialidade do serviço seja estendida a todos — destacou a secretária.
De acordo com o artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) os "órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos".
O Ministério Público Estadual está requerendo a instalação de uma torre de celular para atender as comunidades da Região Norte de Campos, mais especificamente as localidades de Vila Nova, Murundú, Chave do Paraíso, Palmares, Santa Bárbara, Morro do Coco, Mata da Cruz, Califórnia, São Roque, podendo atender até São Joaquim, já no município de Cardoso Moreira. Toda essa região tem uma população estimada em 25mil habitantes.
Também, segundo Rosangela, há um pedido do Procon/Campos para a instalação de torre para atender a Região Serrana do município, englobando as localidades de Rio Preto, Morangaba, Lagoa de Cima, Itereré, Conceição do Imbé e outras, que tem uma população estimada de oito mil pessoas.
— Ninguém pode duvidar da essencialidade e urgência do serviço de telefonia celular para a pessoa que tenha seu veículo quebrado à noite num lugar ermo; ou que esteja acompanhado de alguém que sofra um ataque cardíaco; uma pessoa idosa que more sozinha; Atualmente, a linha telefônica celular é mesmo necessária e essencial. Portanto, quer pela natureza do serviço prestado, quer pela definição legal, pode-se com certeza afirmar que o serviço de telefonia celular é essencial e, também, contínuo, não podendo ser interrompido e também deve estar acessível a todos — pontuou a secretária-executiva do Procon/ Campos.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















