Notícia no detalhe
Comdim lembra os 81 anos do voto feminino no Brasil
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) realiza na próxima terça-feira (26) uma reunião para lembrar os 81 anos do sufrágio feminino no Brasil, comemorado no dia 24 de fevereiro. O evento acontece na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), das 14h às 18h. Na oportunidade serão apresentados vídeos elucidativos sobre a conquista da mulher no direito ao voto.
Serão homenageados a prefeita Rosinha Garotinho, a Presidente Dilma Rousseff e o gerente da CDL, Nilton Miranda. Também serão lembrados, com homenagens póstumas, a jornalista Paula Virgínia de Oliveira e o parceiro do Comdim, Adailton Rangel, ambos incansáveis na luta a favor dos direitos da mulher.
- Fruto de uma longa luta, o voto feminino no Brasil foi assegurado, após intensa campanha nacional pelo direito das mulheres ao voto. Este foi um grande avanço para a mulher cidadã, e por isso, a data é marcante para nós. Neste dia, estaremos ainda, repudiando o projeto de lei da reforma penal, que coloca em risco os avanços do movimento feminista, entre eles, a Lei Maria da Penha. Toda sociedade campista está convidada a participar – ressalta a presidente do Comdim, Margarida Estela Mendes do Nascimento.
As mulheres passaram a ter o direito de voto assegurado pelo decreto 21.076, de 24 de fevereiro de 1932, assinado pelo presidente Getúlio Vargas, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. A primeira mulher eleita deputada federal foi Carlota Pereira de Queirós (1892-1982). Ela tomou posse em 1934 e participou dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/05/2025 14:57:26 Hospital Ferreira Machado registra recorde de atendimentos e internações
- 07/05/2025 14:29:27 Sábado tem DIA D de vacinação contra a gripe para toda a população acima de 6 meses
- 07/05/2025 11:59:59 Qualificação e Emprego divulga lista de habilitados para curso de Primeiros Socorros
- 07/05/2025 11:11:54 Segundo dia de teste do ônibus elétrico abrange a linha Centro x Nova Brasília
- 07/05/2025 09:38:25 Tecnologia vem sendo usada como aliada na rede municipal de ensino
Hospital Ferreira Machado registra recorde de atendimentos e internações
0705 14h29Sábado tem DIA D de vacinação contra a gripe para toda a população acima de 6 meses
0705 11h59Qualificação e Emprego divulga lista de habilitados para curso de Primeiros Socorros
0705 11h11Segundo dia de teste do ônibus elétrico abrange a linha Centro x Nova Brasília
0705 09h38Tecnologia vem sendo usada como aliada na rede municipal de ensino
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento