Notícia no detalhe
Assistência a pacientes com dengue ampliada com CRD 2 no HGG
Campos está ampliando a rede de assistência especializada para atendimento a pacientes com dengue. Desde junho do ano passado, quando o sorotipo 4 da dengue entrou em circulação no município, a Secretaria de Saúde trabalha com a previsão de uma epidemia em 2013, epidemia que já começa a se configurar. Com o trabalho de prevenção reforçado pelo município desde 2011, a Prefeitura solicitou esta semana o apoio do Estado para intensificar o atendimento a pacientes com dengue. Na manhã desta quinta-feira (21), o secretário Geraldo Venâncio recebeu o superintendente estadual de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.
Após avaliar uma parte do Hospital Geral de Guarus (HGG), o superintendente liberou equipamentos e insumos para a implantação de um centro de hidratação, uma unidade que funcionará como o segundo Centro de Referência da Dengue, o CRD 2. Os equipamentos chegam nesta sexta-feira (22).
Venâncio e Chieppe se reuniram com o superintendente de Saúde Coletiva e de Vigilância Epidemiológica de Campos, Charbell Kury; o diretor do Programa Municipal da Dengue, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Eufrázio Lisboa; o diretor do CRD, Luiz José de Souza; a assessora técnica da Saúde Coletiva, Flávia Rabello; o coordenador de Vigilância em Saúde Regional Norte, Fábio Conceição, e o presidente da Câmara Municipal, Edson Batista.
- Observamos uma grande transmissão de dengue nos municípios do interior. Campos está capacitado para o atendimento aos pacientes, mas é esperado um aumento considerável do número de casos, com um pico da doença podendo ocorrer a partir do próximo mês, e viemos dar apoio para as estratégias de contingência do município. A ideia é estruturar alguns locais para referência de atendimento a pacientes com dengue, montar centros de hidratação e organizar o fluxo desses pacientes, para evitar óbitos -, explicou o superintendente da Vigilância em Saúde Estadual.
O secretário de Saúde e os demais especialistas apresentaram a Chieppe a situação epidemiológica de Campos, para uma avaliação do nível de epidemia no município. “Hoje, temos 1.007 casos de dengue confirmados e mais de 1.600 notificados, incluindo os clínicos epidemiológicos, que ainda não têm confirmação de dengue, mas que também são notificados ao Estado para a avaliação de uma situação de surto ou epidemia. O superintendente concorda com a previsão do município de que, até o final de junho, tenhamos cerca de 20 mil casos clínicos epidemiológicos em Campos”, contou Venâncio.
O superintendente de Saúde Coletiva disse que a visita de Chieppe oficializou o apoio da Saúde Estadual. “O município trabalha com estratégias para prevenção da dengue e assistência aos pacientes. Na prevenção, temos o CCZ com um número considerável de agentes de endemias atuando em Campos e uma série de ações sendo desenvolvidas em parceria com outras secretarias. Na assistência, colocamos em ação o “plano A” de capacitar os profissionais da rede e estruturar todas as unidades de emergência para o atendimento adequado e diagnóstico precoce. O “plano B” é esse, de implantar um CRD no HGG, ante o aumento expressivo de casos e, ainda temos, junto com o Estado, a possibilidade de, acionando “o plano C”, implantar outro centro de hidratação na UPA”, contou.
Avaliação – O secretário de Saúde de Campos e o superintende estadual de Vigilância em Saúde avaliaram o espaço para o CRD 2 no HGG, acompanhados de especialistas e do diretor do hospital, José Manoel Moreira. “Amanhã mesmo enviaremos 15 poltronas de hidratação e demais equipamentos e medicamentos para o Centro de Hidratação, que terá capacidade para atender um grande volume de pacientes. Com isso, buscamos garantir a porta de acesso à assistência especializada, desde o tratamento com hidratação venosa e todo o acompanhamento do paciente, até a melhora. Este será o segundo centro de hidratação de Campos, pois um já funciona no Centro de Referência da Dengue, mas será o primeiro que implantamos na Região Norte e 18° do Estado. Acredito que leve uma semana para as adaptações necessárias e, depois, já comece o atendimento, com pessoal – médicos, enfermeiros e técnicos - que o município direcionar para cá”, concluiu Chieppe.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
- 16/05/2025 15:57:42 Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
- 16/05/2025 15:24:29 Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
- 16/05/2025 14:52:20 Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
- 16/05/2025 13:41:18 Divulgado resultado final do Processo de Seleção do Programa Brasil Alfabetizado
Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
1605 15h57Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
1605 15h24Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
1605 14h52Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
1605 13h41Divulgado resultado final do Processo de Seleção do Programa Brasil Alfabetizado
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional