Notícia no detalhe
Alerta: em caso suspeita de dengue, buscar posto de urgência
O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, voltou a solicitar à população que, em caso de suspeita de dengue, procure um posto de urgência mais próximo de casa. Ele lembra que o atendimento no Centro de Referência da Dengue (CRD) é específico e deve ser encaminhado pelas unidades da rede municipal. Nesta quinta-feira (14), também, foi divulgado o total de casos de dengue registrados em Campos.
- Tivemos 849 casos confirmados, sendo 718 em janeiro e 131 este mês. No mesmo período de 2008, foram registrados 713 casos – disse o secretário, ressaltando ainda que, na ocasião, a situação era mais grave, pois tratava-se de dengue do tipo 3, e a maioria dos casos hemorrágica.
- A busca por atendimento no Centro de Referência da Dengue, inclusive com pessoas com sintomas totalmente diferentes dos da dengue, vem aumentando e isso compromete o atendimento a quem, de fato, precisa do tratamento. O CRD é para atender casos específicos. Ao mesmo tempo, solicitamos também à população que não deixe de vistoriar seus quintais, eliminando os possíveis criadouros do mosquito transmissor, pois os casos estão espalhados por quase todos os bairros de Campos -, disse o secretário.
O diretor do CRD, Luiz José de Souza, faz o mesmo apelo. “A rede de saúde está estruturada para atender à população, promovendo o tratamento primeiro, que é a hidratação. O Centro de Referência lida com os casos já confirmados, com complicações ou de difícil diagnóstico, que são encaminhados pela rede. Estamos atendendo mais de 270 pacientes por dia, sendo que a maioria não é de dengue. Dia 8 deste mês, chegamos a atender 308 pessoas. Lembramos que o aumento do número de casos já era previsto, devido à entrada em circulação em Campos, ano em junho de 2012, do novo sorotipo da dengue. Desde então, o município vem estruturando a assistência para poder atender a todos”, explicou o médico.
- O trabalho de rotina continua em todo município e as ações, que foram intensificadas em pequenos mutirões em Morro do Coco e Conselheiro Josino, serão concluídas terça-feira que vem, dia 19. Vamos considerar o número de casos, a quantidade de terrenos baldios, de imóveis encontrados fechados durante as visitas de rotina dos agentes de controle de endemia, de focos do mosquito transmissor, para desencadear o próximo grande mutirão em uma área em que seja mais necessária a conscientização dos moradores, para um bloqueio epidemiológico mais eficaz -, contou o diretor do CCZ, César Salles.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
- 16/05/2025 15:57:42 Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
- 16/05/2025 15:24:29 Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
- 16/05/2025 14:52:20 Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
- 16/05/2025 13:41:18 Divulgado resultado final do Processo de Seleção do Programa Brasil Alfabetizado
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional