Notícia no detalhe
Turismo de Campos em fase de expansão
Uma das ações de governo que mais tem alavancado e que possuem uma propensão de crescimento ainda maior é o turismo local. Na realidade existente, o que prevalece é o turismo de negócios, já que grandes empresas se instalam na região e a cidade de Campos passa a ser um dos locais escolhidos para moradia ou fixação em pousadas e hotéis. O turismo de negócios movimenta a cidade, principalmente nos dias de semana. Segundo dados da secretaria de Trabalho e Renda, são cerca de 50 mudanças diárias para a cidade nos últimos meses e estes números tem a possibilidade de crescimento gradativo ao longo dos anos.
Para que este crescimento seja relativamente proporcional ao crescimento na área de turismo, diversas ações da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo (Sedep) vem sendo desenvolvidas para que a economia neste sentido também seja alavancada. Uma das principais ferramentas é o Inventário Turístico que está sendo preparado pela secretaria e está em fase final de trabalhos, sendo prevista sua inauguração para o mês da comemoração de Campos da passagem de vila à categoria de cidade, em março.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Marcelo Neves, diz que o intuito é transformar o turismo de negócios em turismo de lazer, onde diversas ações conjuntas são indispensáveis para este fato se tornar realidade, além de revitalização de entidades do turismo como o Convention Visitor’s Bureau (CVB) - entidade que visa o desenvolvimento através da captação de eventos e outras ações turísticas- que tem a premissa de consolidar ações em parceria com a iniciativa privada.
- As parcerias com estas entidades serão apresentadas no dia do lançamento do inventário turístico. A expectativa de futuro para estas ações são excelentes, já que nosso intuito é intensificar o turismo ecológico, por exemplo, onde podem ser visitadas cachoeiras e natureza repletas de beleza natural; além do turismo urbano, onde podemos contar com prédios históricos e com o próprio Centro Histórico que está sendo restaurado e, ainda, o turismo rural e religioso. Podemos ainda contar com a praia campista Farol de São Tomé, além de muitos outros pontos importantes para a história do município. Nosso projeto é, sobretudo, participativo, onde vamos ouvir e incentivar as diferentes vertentes que compreendem nosso território – pontua Marcelo.
Farol de São Thomé - Um dos exemplos de mudanças através do turismo é a praia campista Farol de São Tomé, que atualmente recebe pessoas durante todo o ano. A praia recebe visitantes de diversos lugares do país e até do mundo, já que em conseqüência do complexo logístico Farol- Barra do Furado, além do Porto do Açu, entre outros grandes empreendimentos, são atraídas pessoas de vários lugares, o que também faz do local um potencial no turismo de negócios. Com este fato, a rede hoteleira e comércio local, também ganham uma injeção em seu orçamento anual. No período de verão, a população multiplica em Farol, principalmente nos finais de semana, já que além da praia e lagoas - que atraem os turistas- os visitantes podem contar com uma programação diversificada preparada para este período.
Outras ações - Outra ação de incentivo à visitação dos diferentes pontos da cidade, seja ela urbana, rural, praiana ou religiosa são os Projetos “City Tour Pedagógico”, realizado através do Departamento de Turismo da Sedep com escolas públicas e particulares; o “City Tour Belezas de Campos” que atende aos munícipes e turistas de modo geral, além do Ecotur, desenvolvido em Farol de São Tomé nos meses de janeiro e fevereiro, em parceria coma secretaria de Meio Ambiente do Município. Estes projetos têm como mote o fato da visitação com um ônibus e um guia turístico, que conta a história de cada pedaço do município por onde o ônibus passa.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2026 19:04:35 Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
- 01/05/2026 19:03:06 Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
- 01/05/2026 12:30:48 Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
- 01/05/2026 10:05:19 Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
- 01/05/2026 09:37:22 Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
0105 19h03Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
0105 12h30Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
0105 10h05Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
0105 09h37Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















