Notícia no detalhe
Conscientização contra o cerol no Festival de Pipas do Farol
Conscientizar as crianças que soltar pipas pode ser uma brincadeira prazerosa, sem riscos para ninguém. Este é o principal objetivo do 2º Festival de Pipas, que acontece neste sábado (2) e no domingo (3), na praia do Farol de São Tomé. A realização é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo (Sedep). Durante o festival, será intensificada a Campanha “Pipas sem cerol – eu aprovo”.
- Vamos distribuir adesivos da campanha aos participantes do festival, principalmente às crianças. A proposta é fazer o festival com segurança para todos. Por isso, o evento tem como objetivo principal a conscientização e não a competição - ressalta a diretora do Departamento de Turismo da Sedep, Ana Neri Alvarenga.
Ana enfatiza que o festival será realizado em local seguro: a areia da praia do Farol, e longe dos fios da rede elétrica. “Queremos fazer com o festival, uma releitura desta brincadeira de soltar pipas como sendo uma diversão saudável e segura e não uma disputa nociva, como o cerol e a linha chinesa”, destaca.
- Queremos chamar atenção de todos, que as simples brincadeiras infantis, como soltar pipa, podem ser aplicadas na modernidade do século 21, e que trarão os mesmos benefícios e as mesmas alegrias de antigamente, quando não se usava nada prejudicial a ninguém – enfatiza o secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Marcelo Neves.
Programação – o 2º Festival de Pipas começa neste sábado, às 10h, com as oficinas de confecção de pipas, artesanato com a fibra de bananeira e bijuterias. Os apaixonados pelas pipas também vão poder apreciar as pipas ornamentais colorindo o céu do Farol.
No domingo, as oficinas vão acontecer das 10h às 12h. As inscrições podem ser feitas no estande da Secretaria de Meio Ambiente e da Sedep, na orla da praia. O material será fornecido gratuitamente pela Sedep.
Cerca de 80 pessoas se inscreverão para apresentar suas pipas, ao lado do estande do Meio Ambiente. As inscrições terminaram nesta quarta-feira (30). O festival terá duas categorias: tamanho (a maior e a menor) e beleza. Os três primeiros colocados de cada categoria vão receber troféus.
O evento vai contar com a parceria de várias secretarias e da Guarda Municipal. A Ampla também vai participar da campanha, distribuindo panfletos orientando os participantes sobre a importância de soltar pipa longe da rede elétrica, trabalho que é realizado nas escolas. O 1º Festival de Pipas foi realizado no ano passado, em Lagoa de Cima.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 19:27:15 Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
- 15/05/2025 18:49:17 Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
- 15/05/2025 18:38:46 Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
- 15/05/2025 18:29:54 Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
- 15/05/2025 16:36:32 Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
1505 18h49Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
1505 18h38Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
1505 18h29Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
1505 16h36Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso