Notícia no detalhe
Conscientização contra o cerol no Festival de Pipas do Farol
Conscientizar as crianças que soltar pipas pode ser uma brincadeira prazerosa, sem riscos para ninguém. Este é o principal objetivo do 2º Festival de Pipas, que acontece neste sábado (2) e no domingo (3), na praia do Farol de São Tomé. A realização é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo (Sedep). Durante o festival, será intensificada a Campanha “Pipas sem cerol – eu aprovo”.
- Vamos distribuir adesivos da campanha aos participantes do festival, principalmente às crianças. A proposta é fazer o festival com segurança para todos. Por isso, o evento tem como objetivo principal a conscientização e não a competição - ressalta a diretora do Departamento de Turismo da Sedep, Ana Neri Alvarenga.
Ana enfatiza que o festival será realizado em local seguro: a areia da praia do Farol, e longe dos fios da rede elétrica. “Queremos fazer com o festival, uma releitura desta brincadeira de soltar pipas como sendo uma diversão saudável e segura e não uma disputa nociva, como o cerol e a linha chinesa”, destaca.
- Queremos chamar atenção de todos, que as simples brincadeiras infantis, como soltar pipa, podem ser aplicadas na modernidade do século 21, e que trarão os mesmos benefícios e as mesmas alegrias de antigamente, quando não se usava nada prejudicial a ninguém – enfatiza o secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Marcelo Neves.
Programação – o 2º Festival de Pipas começa neste sábado, às 10h, com as oficinas de confecção de pipas, artesanato com a fibra de bananeira e bijuterias. Os apaixonados pelas pipas também vão poder apreciar as pipas ornamentais colorindo o céu do Farol.
No domingo, as oficinas vão acontecer das 10h às 12h. As inscrições podem ser feitas no estande da Secretaria de Meio Ambiente e da Sedep, na orla da praia. O material será fornecido gratuitamente pela Sedep.
Cerca de 80 pessoas se inscreverão para apresentar suas pipas, ao lado do estande do Meio Ambiente. As inscrições terminaram nesta quarta-feira (30). O festival terá duas categorias: tamanho (a maior e a menor) e beleza. Os três primeiros colocados de cada categoria vão receber troféus.
O evento vai contar com a parceria de várias secretarias e da Guarda Municipal. A Ampla também vai participar da campanha, distribuindo panfletos orientando os participantes sobre a importância de soltar pipa longe da rede elétrica, trabalho que é realizado nas escolas. O 1º Festival de Pipas foi realizado no ano passado, em Lagoa de Cima.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















