Notícia no detalhe
Conscientização contra o cerol no Festival de Pipas do Farol
Conscientizar as crianças que soltar pipas pode ser uma brincadeira prazerosa, sem riscos para ninguém. Este é o principal objetivo do 2º Festival de Pipas, que acontece neste sábado (2) e no domingo (3), na praia do Farol de São Tomé. A realização é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo (Sedep). Durante o festival, será intensificada a Campanha “Pipas sem cerol – eu aprovo”.
- Vamos distribuir adesivos da campanha aos participantes do festival, principalmente às crianças. A proposta é fazer o festival com segurança para todos. Por isso, o evento tem como objetivo principal a conscientização e não a competição - ressalta a diretora do Departamento de Turismo da Sedep, Ana Neri Alvarenga.
Ana enfatiza que o festival será realizado em local seguro: a areia da praia do Farol, e longe dos fios da rede elétrica. “Queremos fazer com o festival, uma releitura desta brincadeira de soltar pipas como sendo uma diversão saudável e segura e não uma disputa nociva, como o cerol e a linha chinesa”, destaca.
- Queremos chamar atenção de todos, que as simples brincadeiras infantis, como soltar pipa, podem ser aplicadas na modernidade do século 21, e que trarão os mesmos benefícios e as mesmas alegrias de antigamente, quando não se usava nada prejudicial a ninguém – enfatiza o secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Marcelo Neves.
Programação – o 2º Festival de Pipas começa neste sábado, às 10h, com as oficinas de confecção de pipas, artesanato com a fibra de bananeira e bijuterias. Os apaixonados pelas pipas também vão poder apreciar as pipas ornamentais colorindo o céu do Farol.
No domingo, as oficinas vão acontecer das 10h às 12h. As inscrições podem ser feitas no estande da Secretaria de Meio Ambiente e da Sedep, na orla da praia. O material será fornecido gratuitamente pela Sedep.
Cerca de 80 pessoas se inscreverão para apresentar suas pipas, ao lado do estande do Meio Ambiente. As inscrições terminaram nesta quarta-feira (30). O festival terá duas categorias: tamanho (a maior e a menor) e beleza. Os três primeiros colocados de cada categoria vão receber troféus.
O evento vai contar com a parceria de várias secretarias e da Guarda Municipal. A Ampla também vai participar da campanha, distribuindo panfletos orientando os participantes sobre a importância de soltar pipa longe da rede elétrica, trabalho que é realizado nas escolas. O 1º Festival de Pipas foi realizado no ano passado, em Lagoa de Cima.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 15:43:42 Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
- 18/09/2025 15:04:20 Agricultura conclui limpeza do Canal do Ermo e beneficia produção agropecuária
- 18/09/2025 14:26:45 Centro de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado no sábado e domingo
- 18/09/2025 13:29:55 Aposentados e pensionistas nascidos em setembro devem fazer prova de vida até dia 30
- 18/09/2025 13:17:59 Após articulação do prefeito Wladimir, Governo do Estado libera retomada de obras
Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
1809 15h04Agricultura conclui limpeza do Canal do Ermo e beneficia produção agropecuária
1809 14h26Centro de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado no sábado e domingo
1809 13h29Aposentados e pensionistas nascidos em setembro devem fazer prova de vida até dia 30
1809 13h17Após articulação do prefeito Wladimir, Governo do Estado libera retomada de obras
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles