Notícia no detalhe
Prefeitura desobstrui canal e água começa baixar no Menezes
As intervenções que a Força Tarefa, montada pela Prefeitura de Campos, realiza nos canais da Baixada Campista já começa a apresentar resultados para os moradores dos bairros Vila Menezes e parte do Novo Jóquei: as ações já baixam a águas do Rio Paraíba do Sul que entravam pelo Canal Cambaíba e São José e invadiram casas, terrenos e ruas dos bairros, em decorrência da dificuldade do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), fechar uma das comportas na semana passada na tomada de água do Rio Paraíba do Sul.
A Força Tarefa construiu barramento na embocadura do canal secundário por onde a água invadia dos bairros; instalou bombas na segunda-feira (22) e iniciou nesta quarta-feira (23) a dragagem de trechos do Canal Cambaíba que está assoreado, devido a falta de manutenção adequada por parte do governo Federal e do Estado, da malha de mais de 1500 quilômetros de extensão.
O assoreamento (terra acumulada no leito) e muito mato impedia a passagem das águas que o Cambaíba recebe do Rio Paraíba do Sul e fez subir o nível das águas do Canal São José que, por sua vez, encheu o canal de drenagem do Novo Jóquei e Vila Menezes. Como o canal da Estância somente tem ligação numa cabeceira com o Canal São José, acabou transbordando nas ruas na quarta-feira da semana passada (16) e inundou casas, terrenos e ruas da Vila Menezes e Novo Jóquei.
Em apoio aos trabalhos do Inea que, nesta quinta-feira (24), conseguiu fechar a comporta no Canal Cambaíba, a Prefeitura de Campos, através das Secretarias de Agricultura, Obras e Urbanismo e Defesa Civil, iniciou a dragagem no Cambaíba e removeu o barramento na embocadora do Canal de Drenagem do Novo Jóquei e Vila Menezes, por onde a água invadia os bairros. Como a terceira comporta junto da tomada de água no Paraíba do Sul foi fechada, e trecho do Cambaíba foi desobstruído, as águas represadas já haviam baixado 50 centímetros na noite desta quinta-feira (23), porque começaram a fluir e seguir por gravidade na direção do Canal São Bento, para irrigar a Baixada Campista, que ainda tem o solo agrícola carente de umidade, devido à prolongada estiagem.
-Já conseguimos fazer as manobras necessárias das águas para evitar que o bairro Vila Menezes ficasse literalmente debaixo d’água e evitamos também que uma grande extensão do Novo Jóquei ficasse alagada. Nesta quinta-feira, continuamos no monitoramento das águas e como o barramento foi retirado, as águas agora são drenadas em velocidade por gravidade. As bombas que usávamos para fazer o by-pass do Canal do Manhães para o São José, agora, vamos usar para drenar água das ruas e dos terrenos. Juntos, estaremos com ações do CCZ, da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Família e Assistência -, informou o secretário da Defesa Civil de Campos”, Henrique Oliveira.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 15:43:42 Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
- 18/09/2025 15:04:20 Agricultura conclui limpeza do Canal do Ermo e beneficia produção agropecuária
- 18/09/2025 14:26:45 Centro de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado no sábado e domingo
- 18/09/2025 13:29:55 Aposentados e pensionistas nascidos em setembro devem fazer prova de vida até dia 30
- 18/09/2025 13:17:59 Após articulação do prefeito Wladimir, Governo do Estado libera retomada de obras
Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
1809 15h04Agricultura conclui limpeza do Canal do Ermo e beneficia produção agropecuária
1809 14h26Centro de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado no sábado e domingo
1809 13h29Aposentados e pensionistas nascidos em setembro devem fazer prova de vida até dia 30
1809 13h17Após articulação do prefeito Wladimir, Governo do Estado libera retomada de obras
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles