Notícia no detalhe
Prefeitura desobstrui canal e água começa baixar no Menezes
As intervenções que a Força Tarefa, montada pela Prefeitura de Campos, realiza nos canais da Baixada Campista já começa a apresentar resultados para os moradores dos bairros Vila Menezes e parte do Novo Jóquei: as ações já baixam a águas do Rio Paraíba do Sul que entravam pelo Canal Cambaíba e São José e invadiram casas, terrenos e ruas dos bairros, em decorrência da dificuldade do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), fechar uma das comportas na semana passada na tomada de água do Rio Paraíba do Sul.
A Força Tarefa construiu barramento na embocadura do canal secundário por onde a água invadia dos bairros; instalou bombas na segunda-feira (22) e iniciou nesta quarta-feira (23) a dragagem de trechos do Canal Cambaíba que está assoreado, devido a falta de manutenção adequada por parte do governo Federal e do Estado, da malha de mais de 1500 quilômetros de extensão.
O assoreamento (terra acumulada no leito) e muito mato impedia a passagem das águas que o Cambaíba recebe do Rio Paraíba do Sul e fez subir o nível das águas do Canal São José que, por sua vez, encheu o canal de drenagem do Novo Jóquei e Vila Menezes. Como o canal da Estância somente tem ligação numa cabeceira com o Canal São José, acabou transbordando nas ruas na quarta-feira da semana passada (16) e inundou casas, terrenos e ruas da Vila Menezes e Novo Jóquei.
Em apoio aos trabalhos do Inea que, nesta quinta-feira (24), conseguiu fechar a comporta no Canal Cambaíba, a Prefeitura de Campos, através das Secretarias de Agricultura, Obras e Urbanismo e Defesa Civil, iniciou a dragagem no Cambaíba e removeu o barramento na embocadora do Canal de Drenagem do Novo Jóquei e Vila Menezes, por onde a água invadia os bairros. Como a terceira comporta junto da tomada de água no Paraíba do Sul foi fechada, e trecho do Cambaíba foi desobstruído, as águas represadas já haviam baixado 50 centímetros na noite desta quinta-feira (23), porque começaram a fluir e seguir por gravidade na direção do Canal São Bento, para irrigar a Baixada Campista, que ainda tem o solo agrícola carente de umidade, devido à prolongada estiagem.
-Já conseguimos fazer as manobras necessárias das águas para evitar que o bairro Vila Menezes ficasse literalmente debaixo d’água e evitamos também que uma grande extensão do Novo Jóquei ficasse alagada. Nesta quinta-feira, continuamos no monitoramento das águas e como o barramento foi retirado, as águas agora são drenadas em velocidade por gravidade. As bombas que usávamos para fazer o by-pass do Canal do Manhães para o São José, agora, vamos usar para drenar água das ruas e dos terrenos. Juntos, estaremos com ações do CCZ, da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Família e Assistência -, informou o secretário da Defesa Civil de Campos”, Henrique Oliveira.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















