Notícia no detalhe
Focos da dengue nas casas continuam sendo grande vilão
“O país inteiro vivencia o risco de uma epidemia de dengue do tipo 4 e o grande vilão da doença, conforme levantamentos nacionais do índice de infestação do Aedes aegypti, continua sendo os focos do mosquito transmissor encontrados nas residências. Em Campos, esse índice é de 79,5%”. A informação foi dada pelo secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (23), quando foi divulgado novo balanço da dengue em Campos, com os números oficiados ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde.
Até terça-feira, dia 22 de janeiro, foram notificados 437 casos da doença e, destes, 311 confirmados e 126 suspeitos, com a prevalência quase absoluta do sorotipo 4 e nove internações. Diferente do previsto, o novo tipo da dengue está atingindo mais os adultos. Dos casos registrados, cinco envolveram crianças de até 8 anos de idade, enquanto 261 casos incidiram em pessoas com idade acima de 21 anos.
“No Estado do Rio, a grande preocupação é com municípios do Noroeste Fluminense e do entorno da capital que, considerando o número de habitantes, apresentam um índice mais alto de casos. Em Campos, para fortalecer os trabalhos de prevenção da dengue, a Prefeitura vai deflagrar uma campanha institucional, a fim de mobilizar toda a sociedade para o trabalho de erradicação dos focos do mosquito. Ao mesmo tempo, por sermos pólo regional de Saúde e esperarmos o pico da doença para o segundo trimestre, estamos também fortalecendo a assistência, inclusive com contingenciamento de leitos, para atendimento aos casos mais graves”, explicou o secretário.
Balanço – Participaram da coletiva, com o secretário de Saúde, o diretor do Centro de Referência da Dengue (CRD), Luiz José de Souza; o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), César Salles e o superintendente de Saúde Coletiva e diretor da Vigilância Epidemiológica, Charbell Kury. Os bairros e distritos com mais casos da doença são Morro do Coco (50 casos); Centro (26); Conselheiro Josino (16); Jóquei (12); Turfe (12) e Parque Leopoldina (11).
“Estudos demonstram que 90% da população sabem como evitar a dengue e, no entanto, mais de 50% não tem ciência de que, se o vizinho não fizer esse mesmo trabalho de erradicação dos focos, o trabalho não terá eficácia, pois qualquer lixo acumulado, qualquer tampinha que acumula água pode virar um criadouro. Quanto a incidência por bairros, explicamos que a dengue se espalha como uma nuvem e esses são locais de grande mobilidade. Temos um novo tipo de dengue para o qual toda a população está suscetível e, sob o critério epidemiológico, é natural que o vírus se espalhe e que os casos comecem pelos adultos. A previsão é que tenhamos menos casos de mais gravidade e mais pessoas procurando os serviços de saúde”, esclareceu o superintendente de Saúde Coletiva.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 19:27:15 Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
- 15/05/2025 18:49:17 Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
- 15/05/2025 18:38:46 Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
- 15/05/2025 18:29:54 Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
- 15/05/2025 16:36:32 Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
1505 18h49Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
1505 18h38Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
1505 18h29Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
1505 16h36Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso