Notícia no detalhe
Inea não fecha comporta e Defesa Civil bombeia água
Devido a um problema operacional na comporta do Canal Cambaíba, que é administrado pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente), ligado ao Governo do Estado, um grande volume de água atingiu o canal secundário e está alagando áreas urbanas, como o bairro Estância da Penha. O secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira, diz que, para evitar que as águas atinjam o bairro Novo Jóquei, a Defesa Civil de Campos colocou equipes com máquinas retroescavadeiras e motobombas no local de topografia mais baixa, por onde a água começou a transbordar no canal secundário, próximo de terrenos baldios e algumas residências.
O secretário de Defesa Civil explica que, como o Canal de Cambaíba, que é gerido pelo Inea se encontra assoreado e com a comporta com problemas, a água não encontrou passagem e tomou o rumo do canal secundário, que tem função de drenar águas de chuvas daquela região, o que acabou resultando em seu transbordo e no alagamento da Estância da Penha.
O gerente regional do INEA, Renée Justen, informou que a comporta está emperrada e que durante o dia de terça-feira (22) vai buscar um mergulhador para tentar desobstruir os equipamentos da comporta para que a mesma possa ser fechada e vedar a entrada da água do Rio Paraíba do Sul no Canal Cambaíba, que alaga o secundário, provocando alagamento na Estância da Penha e implica em risco de atingir parte do Novo Jóquei.
- Estamos com equipes de plantão, operando as bombas e com a retroescavadeira, para o caso de alguma emergência. Já fizemos um barramento no ponto de transbordamento e colocamos as bombas para drenar a água de volta para o canal. Mas o problema se agrava, porque o Inea ainda não solucionou o problema da comporta e grande volume de água do Rio Paraíba do Sul continua entrando com forte correnteza no Canal Cambaíba, que por estar assoreado em vários pontos, não tem passagem da água para a Baixada Campista e, por isso, a água fica represada e sobe. Se o Inea não adotar providências rapidamente, o barramento não terá mais eficiência e a água poderá subir mais ainda e atingir no bairro Novo Jóquei - alerta o secretário da Defesa Civil de Campos, Henrique Oliveira.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/05/2025 15:07:33 Primeira-dama participa de festa de turmas da patinação da FME pelo Dia das Mães
- 07/05/2025 14:57:26 Hospital Ferreira Machado registra recorde de atendimentos e internações
- 07/05/2025 14:29:27 Sábado tem DIA D de vacinação contra a gripe para toda a população acima de 6 meses
- 07/05/2025 11:59:59 Qualificação e Emprego divulga lista de habilitados para curso de Primeiros Socorros
- 07/05/2025 11:11:54 Segundo dia de teste do ônibus elétrico abrange a linha Centro x Nova Brasília
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento