Notícia no detalhe
Vacinação diminui número de internações na UTI Pediátrica do HFM
A UTI Pediátrica (Utip) do Hospital Ferreira Machado registra queda na taxa de ocupação de leitos e de internações causadas por doenças agudas comuns na infância, como pneumonia, meningite e gastroenterite. Até o final de 2008, a Utip registrava uma média de 300 internações por ano. A partir de 2009, esse número caiu para cerca de 235 internações/ano.
De acordo com o médico responsável pela Utip, Marianto de Freitas Cunha Filho, essa diminuição deve-se ao trabalho de prevenção contra essas doenças realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, com a disponibilização gratuita da vacina Prevenar para crianças menores de 1 ano, a partir de 2009, da vacina Meningocócica C Conjugada e de outras vacinas que fazem parte do programa de imunização, como a Rotavírus, que previne a gastroenterite.
Marianto conta que a taxa de ocupação da UTI Pediátrica até o ano de 2008 chegava a 90%. “Mais da metade das internações eram causadas por pneumonia, meningite e por complicações da gastroenterite, que provoca diarréia e desidratação. Atualmente, a nossa taxa de ocupação é de 60% e a maior parte das internações são provocadas por pneumonias causadas por doenças crônicas, como encefalopatias, e doenças de origem genética, e por causas externas, como os acidentes de trânsito”, afirma Marianto.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/03/2026 08:31:59 Guarda Civil aumenta efetivo nas rodoviárias do município e Jardim São Benedito
- 13/03/2026 08:23:05 Obras do novo Hemocentro Regional de Campos avançam
- 13/03/2026 08:14:17 Parceria com 2ª Cia de Infantaria para implantar Projeto Forças no Esporte
- 13/03/2026 08:09:24 AdoleScER com o Cinema: oficina audiovisual na EM Guiomar Ramos
- 12/03/2026 18:11:52 Mais beneficiários do Cartão Goitacá recebem novos cartões
Guarda Civil aumenta efetivo nas rodoviárias do município e Jardim São Benedito
1303 08h23Obras do novo Hemocentro Regional de Campos avançam
1303 08h14Parceria com 2ª Cia de Infantaria para implantar Projeto Forças no Esporte
1303 08h09AdoleScER com o Cinema: oficina audiovisual na EM Guiomar Ramos
1203 18h11Mais beneficiários do Cartão Goitacá recebem novos cartões
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval
6Defesa Civil mantém monitoramento do Rio Paraíba do Sul




















