Notícia no detalhe
Assistentes sociais reunidos em encontro na CDL
Foi aberto na manhã desta quinta-feira (20), no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), o VI Encontro de Assistentes Sociais, organizado pelo Serviço Social da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos. Servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada estão reunidos em torno do tema “A luta dos assistentes sociais em defesa dos direitos e contra as desigualdades sociais”.
O evento começou com a execução do Hino Nacional em libras, com alunos da Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (Apoe). Os alunos da unidade são orientados pela professora e assistente social, Maryane Siqueira Rangel, que destacou a importância de estar divulgando o trabalho da associação e o coral dos meninos e meninas, apresentando a linguagem dos sinais. “As pessoas têm que conhecer essa linguagem para que os surdos sejam tratados como pessoas normais”, disse.
E quem garante não abandonar o coral é a adolescente Jheniffer da Silva, 12 anos. Em libras, ela explicou o quanto gosta de fazer parte do grupo, existente há oito anos. “Eu me sinto muito bem em fazer parte dessa turma”, explicou.
A assistente social do Setor de Nutrição da Secretaria de Saúde, Fátima Melo, prestou uma homenagem a professora Conceição Muniz, uma das fundadoras da Escola de Serviço Social em Campos. “É uma mulher negra que muito contribuiu para a formação dos profissionais do Serviço Social”, lembrou.
Segundo a assistente social do Hospital Henrique Roxo, Elza Apelfeler, a profissão tem que ser vista com importância, pois trabalha a questão social, familiar e com as necessidades do paciente. “Fazemos um trabalho informativo, garantindo aos portadores de necessidades especiais os direitos e deveres que eles têm”, acrescentou.
A primeira palestra foi ministrada pelo sociólogo José Luiz Vianna que falou sobre a “Configuração atual da questão social em Campos”. Ele apresentou pesquisa sobre a origem da pobreza, a desigualdade em Campos e a complexidade que envolve a superação dessas desigualdades, a partir de políticas sociais.
Compuseram a mesa o secretário de Governo, Edson Batista; o presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), Mário Lopes; o subsecretário de Administração e Recursos Humanos, André Rodrigues Tavares; a superintendente de Recursos Humanos da secretaria, Rosana Bastos; a presidente do Creas, Ana Tereza; e a coordenadora do encontro, Eronilça Maravilha.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda