Notícia no detalhe
Belezas do Farol encantam visitantes do Verão da Família
Quem provou, aprovou e pediu bis. Pelo menos foi o que garantiu o aposentado Benedito Manhães de Azevedo, 80 anos, que na manhã deste domingo (20), participou de mais uma edição do Projeto Ecotur – Farol 2013, uma parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento e Petróleo e o grupo de Pesquisa Sala Verde Campos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). O passeio acontece aos domingos, de 9h às 12h.
Acompanhado da esposa, Elma de Souza Azevedo, 70, Benedito conheceu uma parte da orla do Farol de São Tomé que não lhe foi apresentada no Verão passado, quando, pela primeira vez, embarcou no ônibus da SMMA rumo a um roteiro rico de belezas naturais, sociais e históricas. Eles estavam no grupo de 18 pessoas que, guiados pelo professor de Geografia do IFF, José Maria Ribeiro Miro, percorreram o trecho entre o estande da SMMA, na Aldeia do Sol, e o mangue Maria Rosa, no limite Campos-São João da Barra, no Açu. Muitos dos visitantes eram veranistas, acompanhados de familiares e amigos.
- Adoramos o passeio. O mangue Maria da Rosa é lindo! – opinou maravilhada Elma sob os olhares confirmativos do marido.
Moradora da cidade do Rio, a contadora Carmem Angélica Ferreira Freire, 53, teve as companhias da mãe, a aposentada Marinildes Iolete Ferreira Freire, 76, e das amigas, a maranhense Consolação e a carioca Antônia Gorete para o primeiro passeio pelo Ecotur.
- Costumo veranear no Farol, mas é a primeira vez que a vontade de interagir me levou a me inscrever para o passeio do Ecotur. Estou gostando de tudo, mas acho que poderia acontecer também durante a baixa temporada, o ano todo – sugeriu Carmem Angélica.
As inscrições para o passeio podem ser feitas de segunda a sábado, de 9h às 17h, no estande da SMMA, situada à Avenida Atlântica, na Aldeia do Sol. As vagas são limitadas.
A cada domingo, o projeto contempla um trecho da orla. Segundo o professor José Maria, o roteiro foi dividido de forma a mostrar os lugares e ecossistemas que a praia possui, proporcionando às pessoas um outro olhar da orla do Farol que, segundo ele, é um cenário tão rico em belezas naturais, sociais e históricas.
- No próximo domingo (27), vamos sair do estande da SMMA em direção ao Mangue de Carapeba, no limite Campos-Quissamã, em Barra do Furado. Neste trecho, temos como atrativos a Casa de Madeira, os quiosques, a Colônia de Pescadores Z-19, Igreja e Farol de São Tomé, o São Tomé Praia Clube, Aldeia do Sol, o Camping Municipal, Lagamar, Alambique do Leley, Mangue da Carapeba, Barra do Furado e Terminal Pesqueiro – enumerou José Maria.
No domingo (02), o roteiro seguirá em direção ao Mangue Maria da Rosa. Saindo do estande da SMMA, o grupo visitará o Náutico e Cruzeiro, Igreja de Nossa Senhora das Rosas, Dona Xepa, Vila do Sol, Casa das Pedras, Farolzinho, Área de Preservação Ambiental (APA) do Xexé e o Mangue Maria da Rosa.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2026 19:04:35 Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
- 01/05/2026 19:03:06 Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
- 01/05/2026 12:30:48 Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
- 01/05/2026 10:05:19 Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
- 01/05/2026 09:37:22 Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
0105 19h03Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
0105 12h30Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
0105 10h05Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
0105 09h37Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















