Notícia no detalhe
Prefeitura busca soluções para minimizar efeitos da seca
Solo rachado no fundo de trechos de canais secundários e em antigos canais alagados; água salinizada em trechos de canais importantes para a irrigação da terra; salinização do solo em áreas de produção de agricultura e pecuária em parte da extensa Baixada Campista. No setor Norte do Município, na chamada região de tabuleiros, onde a topografia em altiplanos deixa o lençol freático mais distante ainda da superfície. O cenário não é melhor no setor Sul do município, região que predomina a pecuária e a produção de cana, com pastos secos e canaviais aniquilados pela falta de chuvas.
Diante deste quadro, a Prefeitura de Campos criou a Força Tarefa para minimizar os efeitos da seca nas regiões de produção agrícola e de pecuária, e já adota medias emergenciais para tentar aduzir água do Rio Paraíba do Sul e da Lagoa Feia para os principais canais, com o objetivo de elevar o lençol freático, fazer chegar água nos bebedouros do gado e proporcionar a umidade ao solo, de forma a salvar parte das plantações que ainda resistem a falta de água.
“Campos já perdeu cerca de 40% da produção leiteira e a situação não é melhor nas áreas agrícolas. Quem plantou cana no mês de dezembro, na expectativa histórica de que haveria calor e água abundante das chuvas desse período, necessárias para fazer germinar e crescer a planta, infelizmente, já perdeu todo o investimento, com o preparo do solo, com a compra da cana planta e com o plantio por causa da falta de umidade necessária para o ciclo da planta”, informou Eduardo Crespo.
Déficit Hídrico acentuado - A situação poderia estar menos crítica na Baixada Campista não fossem os vários trechos de assoreamento na extensão dos canais. Neste pontos, onde o Inea não realizou a dragagem no ano passado, existe muito mato e muito sedimentos (barro, terra, areia e vegetação)
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 16:36:32 Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
- 15/05/2025 15:34:55 Prefeitura em Ação leva diversos serviços a Goitacazes em sua 17ª edição no dia 24
- 15/05/2025 15:26:10 Brilha Campos nesta quinta em Marrecas
- 15/05/2025 10:46:59 Maio Laranja: Ronda Escolar e PSE ministram palestras de conscientização em escolas
- 15/05/2025 10:16:13 Hospital São José ultrapassa 100 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025
Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
1505 15h34Prefeitura em Ação leva diversos serviços a Goitacazes em sua 17ª edição no dia 24
1505 15h26Brilha Campos nesta quinta em Marrecas
1505 10h46Maio Laranja: Ronda Escolar e PSE ministram palestras de conscientização em escolas
1505 10h16Hospital São José ultrapassa 100 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional