Notícia no detalhe
Campos monta Força Tarefa para minimizar efeito da seca
A seca que assola Campos preocupa autoridades municipais. A prefeitura montou uma Força Tarefa que, desde ontem, começou a definir ações de governo em caráter emergencial. As ações começaram a ser traçadas na primeira reunião de trabalho dos secretários Eduardo Crespo (Agricultura e Pesca); Wilson Cabral (Meio Ambiente); Edilson Peixoto (Obras e Urbanismo); e Henrique Oliveira (Defesa Civil), que informou ao final da reunião que vai comunicar ao governo federal, de forma preventiva, sobre o risco de desastre ambiental por causa da seca. “Apesar da estiagem, a previsão aponta que não choverá regularmente na nossa região nos próximos 10-20 dias”, lamentou Henrique Oliveira.
De acordo com relato dos secretários, os trabalhos da Força Tarefa implicam em ações que já vem sendo adotadas pela secretaria de Agricultura a favor dos pequenos e médios produtores rurais na tentativa de fazer aduzir água até as propriedades. Os trabalhos de limpeza que as máquinas fazem nos bebedouros do gado, por exemplo, já não resolve porque o lençol freático está muito baixo. “Recomendamos à população que faça uso racional da água porque o quadro é preocupante”, adverte o secretário de Meio Ambiente, Wilson Cabral.
Novas medidas - As novas medidas visam tentar aduzir água da Lagoa Feia e do Rio Paraíba do Sul para parte da malha de canais de 1200 quilômetros da extensa Baixada Campista. Os técnicos da prefeitura e os produtores rurais constataram que as obras de prevenção que o Inea fez no final de 2012 apresentam falhas. O leito dos principais canais do sistema de irrigação está assoreado (com lodo, terra e mato) em até dois metros de altura no fundo dos canais. A falta de dragagem do canal impede o baixo volume de água de fazer seu curso normal por gravidade.
Sem o curso natural nos canais, as extensas áreas produtivas estão com a terra esturricada, porque o lençol freático está muito distante da superfície, que é castigada por água salgada nas proximidades da divisa com São João da Barra, e pelo vento seco e sol escaldante em todas as regiões produtivas.
Perda de 100% da cana plantada - Sem o fluxo normal das águas, somando-se a intensa salinização na faixa de terras litorâneas entre o Açu, Saquarema Grande, Baixa Grande e Farol de São Tomé, o setor rural já registra 40% de redução na produção leiteira, por causa das pastagens secas, bem como na produção de cultura branca e da cana-de-açúcar, porque a terra não tem umidade.
- Quem plantou cana em dezembro teve perda de 100%, porque devido à insolação permanente, sem as chuvas regulares, a cana plantada morreu. Quem produz leite já tem perda de 40% porque os pastos secaram e viraram palha. Os agricultores da cultura branca, também, amargam perdas -, relatou o secretário de Agricultura, Eduardo Crespo.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/03/2026 18:07:34 Cartão Goitacá: Troca de cartões até esta quinta na Vila Olímpica do Jardim Carioca
- 11/03/2026 17:20:52 Ponte Barcelos Martins passa por nova vistoria para definir medidas de recuperação
- 11/03/2026 16:55:52 Edital do Programa Mais Ciência na Escola com 400 bolsas e 100 taxas de bancada
- 11/03/2026 15:53:48 Proapar realiza ação de conscientização sobre direitos das mulheres para pacientes
- 11/03/2026 14:37:30 Secretaria de Saúde participa do Comando de Saúde nas Rodovias da PRF nesta quinta
Cartão Goitacá: Troca de cartões até esta quinta na Vila Olímpica do Jardim Carioca
1103 17h20Ponte Barcelos Martins passa por nova vistoria para definir medidas de recuperação
1103 16h55Edital do Programa Mais Ciência na Escola com 400 bolsas e 100 taxas de bancada
1103 15h53Proapar realiza ação de conscientização sobre direitos das mulheres para pacientes
1103 14h37Secretaria de Saúde participa do Comando de Saúde nas Rodovias da PRF nesta quinta
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 13, 16 e 18 de fevereiro
6Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval




















